Se não resistes a uma boa aventura e estás sempre à procura de novidades, marca na tua agenda uma visita à estação ferroviária de Marvão/Beirã. Há muito que os comboios deixaram de passar nesta linha, mas isso não significa que tenha ficado ao abandono.
Além do edifício da estação ter sido transformado na Train Spot Guesthouse, quem optar por passar alguns dias hospedado num dos vários quartos com wc privativo ou no apartamento para quatro pessoas pode explorar as redondezas do Parque Natural da Serra de S. Mamede a pé, a cavalo ou num original passeio de railbike.
Esta atividade tira partido da linha de comboio desativada e convida os visitantes a fazer um percurso em bicicletas especiais, adaptadas aos carris, e sem motor. Ou seja, vais ter de pedalar (e muito) para conseguir concluir um dos dois percursos.
Podes optar por fazer 15 km em 2,5 horas (€20 por pessoa) em que o ponto de viragem é feito sobre uma ponte de 1930, a 30 metros de altura do solo, que oferece belas paisagens antes de regressares à estação.
Mas se te sentes na tua melhor forma física, tens um percurso de 32 km, com uma duração de 5 horas (€45 por pessoa) e que inclui uma pausa para piquenique para recuperares as forças.
Para agendares a tua visita só tens de enviar um email para railbikemarvao@gmail.com a indicar a data pretendida, o número de pessoas e se preferes fazer o percurso no período da manhã ou da tarde.