O Museu do Tesouro Real, localizado no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, anunciou duas novas atividades para o mês de outubro, oferecendo aos visitantes experiências únicas e educativas sobre a monarquia portuguesa.
Entre as novas atividades, destaca-se uma visita guiada dedicada a D. Pedro IV, conhecido como "O Libertador", que foi rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil. Esta visita, realizada em parceria com o Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO), acontece em duas ocasiões: uma visita guiada no dia 20 de outubro, no Museu do Tesouro Real, e um encontro especial para professores no dia 23 de outubro no MMIPO, no Porto.
Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de explorar aspectos da vida pública e privada de D. Pedro. A visita, que tem uma duração de cerca de 90 minutos, destaca algumas das peças mais importantes do acervo do museu, como a das Ordens do Cruzeiro e da Rosa do Império do Brasil, uma escrivaninha de viagem de D. Pedro e o guarda-joias encomendado para o seu casamento com D. Leopoldina.
O Ourives do Rei e a Sra. Marquesa Maria de Sousa, programada para 27 de outubro, às 15h, é outra das visitas a ter debaixo de olho. Esta experiência revela os segredos das obras-primas criadas pelo ourives real no século XVIII, com a participação de personagens históricas que compartilham histórias fascinantes sobre a monarquia e a época.
O Museu do Tesouro Real mantém sua exposição permanente aberta diariamente, exibindo uma vasta coleção de joias, insígnias, condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa.
Estas novas atividades prometem enriquecer a experiência dos visitantes, oferecendo uma perspectiva única sobre a história portuguesa e uma das figuras mais emblemáticas da monarquia.
O preço dos bilhetes para as duas visitas é de €12 e as marcações podem ser efetuadas através do e-mail servicoeducativo@tesouroreal.com.
