É preciso subir a escadaria central do edifício para fazer o check-in. Num ambiente propositadamente mais íntimo, reservado e onde a atenção e um copo de vinho do Porto fazem as honras da casa. Afinal, estamos a entrar numa casa. E sente-se. A Casa da Companhia é um boutique hotel cinco estrelas, mas é também uma das cinco casas mais emblemáticas na Rua das Flores, uma das artérias mais animadas e trendy no centro histórico do Porto.
Construída no século XVI pela família de um mercador nobre do Porto chamado Brás Brandão, um dos muitos aristocratas que se estabeleceram na Rua das Flores, as casas abrasonadas e as suas bonitas varandas ainda hoje existem e são um exemplo da arquitetura que marcou a cidade e deixou memória. Já no século XVIII, foi alugada pela Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, atualmente conhecida como Real Companhia Velha, uma das mais antigas empresas produtoras de vinho do Porto.
E, se o nome Casa da Companhia não resumisse já parte desta história, todos os interiores do hotel foram restaurados mantendo a traça original, os tetos abobadados e as pedras também de origem foram mantidas o que torna os 40 quartos e suites verdadeiramente únicos e onde se acorda, por exemplo, com vista para a Sé.
Dorme-se entre o charme do passado, mas também com o conforto e a elegância que se procuram num moderno hotel cinco estrelas, da piscina exterior com vista para o centro histórico do Porto, ao Spa com piscina aquecida, sauna, banho turco e massagens que são também uma excelente companhia nesta experiência.
Logo à entrada e com acesso direto à movimentada Rua das Flores, o Restaurante & Bar da Casa da Companhia leva-nos, entre pratos e petiscos, aos sabores tradicionais portugueses num ambiente decorado com antigos Diários do Governo e garrafas de vinho do Porto históricas, detalhes que nos recordam que estamos na antiga sede da Real Companhia Velha.
Se o Porto é sempre uma boa ideia, desta vez foi com a Companhia certa.
Vê a galeria de imagens.