Portugal é um país de encantos e há três palavras chave que atraem muitos turistas até nós: sol, mar e gastronomia. Temos a combinação perfeita para umas férias de sonho, mas há quem precise de mais uns extras para se deixar encantar.
É o caso da jornalista Monica Meade do jornal britânico The Independent, que viajou à ilha da Madeira para descobrir "o destino inesperado perfeito para umas férias de aventura", título do artigo no qual descreve cada experiência.
A Madeira é o destino de eleição para os que procuram temperaturas amenas durante todo o ano e foi isso mesmo que encontrou, 18°C em dezembro. Mas não foram as temperaturas que mais entusiasmaram a jornalista.
"A Madeira é um dos poucos locais na Europa onde é possível praticar actividades de aventura por toda a parte, tornando-a no destino ideal para atletas híbridos que queiram experimentar uma variedade de actividades ao ar livre. E com jamantas, cachalotes e garoupas gigantes a nadar nas águas a poucos quilómetros dos picos recortados que rompem as nuvens, é também um sonho para os amantes da natureza", começa por descrever.
Amantes de natureza, como é Monica Meade, podem também se apaixonar com a imensidão e densidade da floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial da UNESCO, que é possível explorar através de levadas.
Mas existem muitas outras formas de explorar a natureza da Madeira. Subir até ao Pico do Arieiro (1.818 m) e ao Pico Ruivo (1.862 m), fazer percursos de BTT na floresta Laurissilva, aproveitar o extenso mar para fazer mergulho, observação de cetáceos, stand-up paddle (SUP) e caiaque, lou snorkeling na Praia do Garajau (sugestão de Monica Meade), realizar voos de parapente no Arco da Calheta ou no Porto da Cruz, fazer canyoning na Ribeira das Cales ou escalada desportiva na Penha d’Águia.
É um sem fim de opções, às quais a jornalista do The Independent junta mais algumas, desta vez para relaxar.
"Ao pôr do sol, alivio os músculos doridos nas piscinas naturais da costa norte, formadas há mais de 25.000 anos, quando a lava escorreu até ao Atlântico. A água salgada, constantemente renovada, apresenta um tom de azul incrivelmente intenso nestas enormes piscinas de rocha negra porosa, que partilho com não mais do que seis outras pessoas, enquanto observamos as marés da tarde", descreve.
A viagem de Monica incluiu ainda uma visita à piscina portuguesa que está entre as mais bonitas do mundo, Porto Moniz, que a conquistou pelo "efeito meditativo" ao ver o movimento das vagas espumosas a pintar as rochas e depois a escorrer de volta para o mar.
O arquipélago da Madeira tem múltiplos encantos, que conquista quem visita cada lugar que mostramos na galeria de imagens.