Lisboa
Evasão

Lisboa é uma das cidades com melhor qualidade de vida

A capital portuguesa foi considerada a terceira melhor cidade do mundo para se viver, segundo o inquérito The World’s Most Liveable Cities, da Monocle. Copenhaga e Zurique encabeçam a lista.

Lisboa foi considerada a terceira cidade com melhor qualidade de vida no mundo, segundo o inquérito The World’s Most Liveable Cities 2022, da revista Monocle. Na sua 15.ª edição, a capital portuguesa sobe quatro lugares face aos resultados de 2021. Em primeiro lugar, surge a capital dinamarquesa, Copenhaga, seguindo-se Zurique, na Suíça. Atrás de Lisboa, por sua vez, encontra-se Helsinquia e Estocolmo, a fechar o top 5 de cidades que proporcionam o melhor estilo de vida.

A capital portuguesa é reconhecida no guia da conceituada revista pelas “suas excelentes condições climatéricas, beleza e diversidade paisagística, crescente qualidade da oferta turística, bem como pelo charme das comunidades que nela habitam que distinguem este destino pela sua forma única e singular de acolher visitantes”, detalha um comunicado enviado pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL). 

A subida de Lisboa de sétimo para terceiro lugar no ranking deste ano é justificada pela revista pelo renascimento turístico que a cidade tem vivido, a dinâmica empreendedorista que nela se tem registado e pela política de alojamento que prevê a reabilitação de 48.000 casas vazias para colmatar o problema da falta de habitação para jovens que se vive na cidade.

“O sol e mar, a gastronomia, a riqueza patrimonial e a ligação ao Tejo, por exemplo, conferem uma atratividade e diferenciação especial a Lisboa nos mercados externos e atrai visitantes, empresas e oportunidades de todos os cantos do mundo”, afirma no mesmo comunicasdo o presidente-adjunto da ATL, José Luís Arnaut.

Para o presidente da câmara, Carlos Moedas, “este é o reconhecimento de Lisboa como cidade cada vez mais atrativa e qualificada. É o resultado de uma melhor oferta ao nível das infraestruturase serviços, a par da hospitalidade que tanto nos caracteriza”.

Em 2022, houve apenas uma entrada na lista dos 25. Milão entrou diretamente para o 21.º lugar, em parte devido a um ambicioso programa de infraestruturas públicas desenvolvidas para os Jogos Olímpicos de inverno de 2026.

Coolhunting

Com mais de 100 anos, o Cartier Tank ainda é um bom investimento?

Yves Saint Laurent, Catherine Deneuve e até a Princesa Diana tinham um. Perguntámos a uma especialista em luxo se ainda justifica investir neste ícone.

Evasão