Trancoso | Fotografia: Instagram/@aldeiashistoricas
Evasão

No interior de Portugal, há uma joia medieval conhecida por uma lenda de amor clandestino

Trancoso, na Guarda, é uma das Aldeias Históricas de Portugal, e um local com um rico passado medieval.

Nas terras altas da Beira Interior encontramos Trancoso, uma cidade repleta de história. Com as suas muralhas do castelo praticamente intactas, esta Aldeia Histórica de Portugal transporta os visitantes para os dias medievais.

O Castelo de Trancoso, situado no ponto mais alto da vila, proporciona vistas panorâmicas da região. As muralhas e torres, que remontam ao século XII, permanecem em bom estado de conservação, sendo um ponto central. As Portas d'El Rei, uma entrada monumental na muralha da vila, são também  um símbolo do poder e da importância estratégica de Trancoso ao longo dos séculos.

A Igreja de Santa Maria de Guimarães, uma igreja matriz do século XVI com elementos góticos e renascentistas, é outra das principais atrações desta localidade do distrito da Guarda. Mas há mais para visitar: a Casa do Gato Preto, um edifício do século XVI conhecido pela sua janela manuelina e pela figura de um gato preto esculpida na fachada, é outro ponto de interesse.

A Judiaria, o antigo bairro judeu de Trancoso, que é um dos principais destinos do turismo cultural judaico em Portugal, oferece um vislumbre fascinante da rica herança judaica da região, permitindo aos visitantes explorar uma parte única da história local.

Entre as muitas histórias antigas associadas a Trancoso, destaca-se a lenda romântica que envolve o rei D. Dinis e uma jovem da região. Reza a lenda que, durante uma de suas visitas a Trancoso, D. Dinis apaixonou-se por uma bela jovem da região. Apesar de ser casado com a Rainha Santa Isabel, o monarca não conseguiu resistir aos encantos da jovem.

Os encontros secretos entre o rei e sua amada terão ocorrido numa quinta nos arredores da cidade, rodeada por catapereiros, uma variedade de pereira brava ou silvestre.  Com o passar do tempo, a propriedade  ficou conhecida como a Quinta dos Catapereiros, ficando eternizada na toponímia local a história deste romance proibido. Embora a veracidade histórica da lenda seja questionável, a Quinta dos Catapereiros continua a ser um local visitado por quem pretende conhecer Trancoso.

Coolhunting

Nova peça da Lacoste tem de ser tema de conversa

Não faltará muito para as novas carteiras da Lacoste se tornarem virais e tema das próximas conversas sobre moda.

Evasão