Falta pouco mais de 50 dias para o fim do verão, o que nos parece ser margem suficiente para explorares os locais que a VERSA tem para recomendar. Já falámos das maravilhas gastronómicas da região do Algarve, da natureza e lazer no Alentejo, das águas limpas da Albufeira de Castelo de Bode no Centro e seguimos agora viagem até ao Norte.
É mais precisamente no Parque Natural do Alvão, no distrito de Vila Real, que se encontra a Lagoa do Alvão (também conhecida como Barragem da Falperra), uma lagoa natural de água cristalina de origem glacial alimentada pelo Rio Torno, que está a uma altitude de cerca 1.200 metros, no sopé da Serra do Alvão.
Circundada por uma paisagem montanhosa e vegetação típica, esta lagoa é popular precisamente pela natureza bem prevervada que a envolve, motivo pelo qual muitos procuram este sítio para percorrer os trilhos pedestres sinalizados (com diferentes níveis de dificuldade), fazer piqueniques ou simplesmente apreciar a fauna e flora, dada a variedade de aves e plantas autóctones que aqui se encontram.
Quanto a mergulhos, há quem se aventure, embora a lagoa não tenha uma estrutura preparada, nem vigilância.
Ainda assim, a beleza natural é por si só motivo para conhecer a Lagoa do Alvão neste verão, à qual se pode aceder através de carro a partir de Vila Real e Mondim de Basto. E onde ficar depois de explorar este pedaço da natureza do Norte de Portugal? Numa das sugestões VERSA, como o Pedras Salgadas Spa & Nature Park ou o Vidago Palace, no distrito.