É uma das praias mais bonitas da zona de Sintra e é conhecida pelas suas paisagens pitorescas e falésias imponentes. Inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais, a praia da Adraga já foi considerada uma das 20 praias mais bonitas do mundo pelo site de viagens AFAR, e está localizada a menos de uma hora de Lisboa.
Além da beleza natural da paisagem e do vasto areal que permite estar à vontade, esta praia tem uma característica que a torna diferenciadora: tem um restaurante a escassos metros da zona de acesso, que é conhecido pela qualidade do peixe e dos produtos do mar que serve há vários anos.
O Restaurante Adraga foi evoluindo ao longo dos anos, passando de ser um típico restaurante de praia com uma estrutura frágil para ser um estabelecimento de aspeto cuidado e de manifesta qualidade. O restaurante foi construído em 1905, mantendo-se na mesma família ao longo de três gerações.
As amêijoas à Suzete, com camarão, uma receita criada pela proprietária, e o peixe trabalhado na grelha são as maiores atrações deste restaurante que vale a pena visitar – mesmo nos dias em que as condições meteorológicas não convidam a estender a toalha.
Voltando ao areal da Adraga, existem diversas rochas escuras que lhe confere uma personalidade própria, combinando a paisagem de montanha, com a paisagem de praia. “Na escarpa Sul da praia poderá o visitante admirar a Pedra de Alvidrar, uma enorme rocha que desce, quase na vertical, até ao mar e que, segundo a tradição local, era sítio iniciático para os jovens mancebos provarem a sua valentia descendo-a e subindo-a com risco da própria vida”, recomenda o site Visit Sintra.
“No mesmo local, a cerca de cinquenta metros da arriba, é imprescindível dar uma olhadela ao Fojo, poço natural muito profundo que, na sua base, tem comunicação com o mar. A gruta do Fojo resultou da ação corrosiva da água das chuvas, através das fraturas existentes nas rochas calcárias, conjugada com a ação erosiva das ondas, que originaram um labirinto de grutas, cavernas e enormes fendas. Consta que os Romanos acreditavam existir um Tritão a tocar búzio no fundo do buraco do Fojo, com cerca de 90 metros. Na realidade, seria o ruído causado pelas ondas, mas na época foi até enviada uma embaixada ao Imperador Tibério (entre o ano 14 e 34 d.C.) para relatar o fenómeno”, acrescenta.
Em 2019, e pelo terceiro ano consecutivo, a Praia da Adraga recebeu a distinção “Praia com Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. O caminho pela N247, uma estrada que nos leva pela Serra de Sintra, vale a pena, sempre com o mar no horizonte.