Albufeira do Azibo | Fotografia: Instagram
Evasão

Apesar de premiada, esta praia portuguesa não atrai multidões

Quer vás à Praia da Ribeira ou à Praia da Fraga da Pegada, não vais encontrar uma multidão como noutras praias recentemente galardoadas. Em vez de pessoas, é a natureza que ocupa o lugar.

Ainda que Portugal tenha uma vasta costa de praias e inúmeras praias fluviais no interior, quando faz calor todos procuram as praias mais famosas e nem sempre exploram toda a oferta existente. Mas as praias não se escondem, estão somente à espera de ser descobertas e há quem lhes dê a devida atenção através de um prémio. 

É o caso das praias fluviais inseridas na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, que acaba de ser distinguida pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões 2024. Um total de 15 galardões foram atribuídos na categoria praias e, ao contrário das demais, a Praia da Ribeira e a Praia da Fraga da Pegada, que se inserem na Albufeira do Azibo, são das mais tranquilas. 

Uma vez que falamos de uma albufeira idealizada para o regadio agrícola, ganhou o estatuto de Paisagem Protegida e está também classificada pela UNESCO como Reserva da Bisosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, o que ajuda a proteger a qualidade ambiental, a paisagem e também as águas calmas nas quais é possível mergulhar todos os verões. 

Tanto a Praia da Ribeira, como a Praia da Fraga da Pegada (que foi até distinguida com Bandeira Azul e Praia Acessível), destacam-se assim pela beleza natural e por serem ideais para famílias que procuram refrescar-se do calor do verão num ambiente de tranquilidade. 

Todavia, não se pense que os dias passados nas águas da Albufeira do Azibo são monótonos, uma vez que existe a possibilidade de praticar canoagem, stand-up paddle, pedalar em gaivotas ou percorrer os trilhos pedestres e ciclovias em redor da albufeira.

Coolhunting

Pharrell trouxe moda e política ao desfile da Louis Vuitton em Paris

Em plena campanha eleitoral em França e na véspera dos Jogos Olímpicos de Paris, o diretor criativo da Louis Vuitton apresentou uma nova coleção que celebra a beleza da diversidade humana.

Evasão