No verão é sabido que as praias se enchem de locais e turistas que só querem uma coisa: aproveitar o sol e o mar. Mas são também essas multidões que nos fazem afastar de algumas das mais conhecidas praias e procurar segredos bem guardados. Como este.
Não fica, infelizmente, em Portugal, mas é um destino para as próximas férias. Falamos da Península de Karpas, situada no norte do Chipre, a terceira maior e mais populosa ilha no Mediterrâneo, e que, por estranho que pareça, é um paraíso sobre o qual pouco se fala.
Contudo, não escapou ao radar da reconhecida revista Condé Nast Traveller, que considera "as águas azuis da Península de Karpas" uma das melhores alternativas na Europa para fugir às praias lotadas.
Ainda que o turismo seja pouco desenvolvido, a península faz-se valer pela natureza, não só das praias de areia branca e água azul-turquesa que são alvo de desejo para quem quer mergulhar, como pelas tartarugas marinhas, protegidas pela Sociedade para a Protecção das Tartarugas desde 1991.
Com acompanhamento de guias, é possível ver a eclosão dos ovos das tartarugas à noite e observá-las enquanto correm em direção à praia. Existem várias empresas que promovem a atividade, entre elas a Downton Distillery.
A Península de Karpas tem ainda uma forte herança deixada por micénicos, fenícios, egípcios, persas, romanos, dinastias árabes e cruzados que por ali habitaram e que deixaram a sua marca em monumentos e locais como o Castelo Kantara, o Mosteiro Apostolos Andreas, as ruínas da Basílica Ayios Trias e as antigas cidades de Karpasia e Aphendrika.
Mas vamos ao que importa: a praia. Como não há descrição possível, mostramos em vídeo e nas imagens da galeria.