Para mergulhar numa das praias com água mais quente em Portugal, é preciso rumar até à Praia da Ferraria, na Ilha de São Miguel, Açores, onde a água pode mesmo atingir os 40ºC. Já para fugir ao vento, especialmente frequente na zona Norte do País, nada como fazer apenas alguns quilómetros.
A 1h30 de Viana do Castelo encontra-se a Praia de Lapamán, localizada em Bueu, na região da Galiza, Espanha, conhecida pela areia fina e dourada, com água transparente e por ser ideal para quem pretende uma alternativa às praias mais famosas que atraem multidões.
Para além de pacata, é menos ventosa dos que as praias no Norte de Portugal e a água também é ligeiramente mais quente. Enquanto numa das praias mais a Norte, a Praia da Arda, em Viana do Castelo, a temperatura fica-se pelos 18ºC na época balnear, na Praia de Lapamán pode ir até aos 21ºC.
O melhor desta praia espanhola é que beneficia não só de uma beleza natural que enriquece a paisagem, como está próxima das Illas de Ons, convidando a visitar a biodiversidade e paisagens naturais destas ilhas integradas no Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Illas Atlánticas.
Para lá chegar, o ideal é reservar a viagem com um dos operadores turísticos locais, que fazem a travessia de barco a partir de diferentes pontos da Galiza, como Bueu e Sanxenxo.