No verão há muito mais para descobrir em Portugal do que as praias do Algarve ou da costa vicentina. Na zona centro, nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes, no distrito de Santarém, a Albufeira de Castelo de Bode é um destino obrigatório para os amantes da natureza e de atividades aquáticas.
Formada pela barragem de Castelo de Bode, no rio Zêzere, este gigante lago azul estende-se por cerca de 60 km e oferece um cenário de praias fluviais de águas calmas e cristalinas, rodeadas por colinas e florestas.
Praia Fluvial de Aldeia do Mato, com uma piscina flutuante e zona de piqueniques, e a Praia Fluvial de Fontes, conhecida pela tranquilidade e beleza natural, estão entre as mais conhecidas da albufeira, mas o que muitos não sabem é que existem pequenas ilhas, apenas acessíveis de barco ou de caiaque, onde podes ter uma ilha só para ti e praias praticamente desertas.
A água da albufeira é considerada uma das mais limpas de Portugal devido à constante renovação das águas do rio Zêzere e à ausência de grandes focos de poluição industrial ou urbana, sendo um local privilegiado para a prática de wakeboard, SUP, windsurf, vela ou remo.
Além disso, há recantos escondidos ao longo das margens, com vegetação e fauna variada, que perfeitas para os amantes de caminhadas e observação de aves.