Praia de Moledo
Evasão

A praia portuguesa onde o iodo e a beleza são chamariz de outro século

Qualquer verão é desculpa para se visitar a praia de Moledo, a estância balnear que ficou famosa no século XIX e que era visitada por figuras importantes por razões mais ou menos óbvias.

Podia não ser o areal mais quente, mas era, seguramente, o mais bonito e aquele que, rapidamente, se tornou atração para tantos banhistas e socialites que a visitaram a partir de 1885. Há registos de um turismo construído ao redor da praia por visionários que lá chegavam, nomeadamente um empresário francês, de nome Affonso, responsável por impulsionar os canais de Suez e do Panamá, que deu os tostões que tinha para fazer deste local um pequeno paraíso aos visitantes que chegavam pela linha férrea.

E se na altura esta praia, no coração de Caminha, era frequentada por quem procurava um ambiente familiar e reconhecer as caras que por lá passavam, hoje, não deixa de ser visita assídua de famílias que esperam um verão de sonho. A praia também ficou conhecida por ser rica em iodo, o que há muito se sabia ser vital à saúde e, claro, potenciador de um belo bronze.

Perto da fronteira espanhola, a praia de Moledo fica a 20,4 km de Viana do Castelo e a 97,4 km do Porto. Ainda que seja um pouco ventosa, já se tirou proveito do que soa a um dia de areia na toalha. É que as condições para desportos como surf e windurf são por lá bem conhecidas.

E se há algo de bonito a ser destacado deste areal é, sem dúvida, facto de o mesmo se situar rodeado pela Mata do Camarido, perfeita para quem gosta de caminhar no meio da Natureza.

Se conhecem Moledo, sabem do que falo, mas, se nunca lá foram, o querido mês de agosto ainda agora começou e recomenda a visita.

Coolhunting

A kind of magic? Basta calor para estas havaianas mudarem de cor

Não é uma música dos Queen que nos explica o que acontece ao novo modelo de havaianas porque não é de magia que falamos, mas caminhamos lá perto…

Evasão