Existem dois tipos de pessoas em férias: as que pretendem fazer o mínimo esforço porque #feriassaoferias e as que gostam de explorar, dispostas a percorrer quilómetros e até andar por caminhos sinuosos. Felizmente, para cada estilo há um tipo de praia e se para os primeiros as mais famosas, como a Praia da Falésia, são ideais, para os segundos fica a sugestão que se segue.
A Praia da Ursa, localizada perto do Cabo da Roca, concelho de Sintra, é uma das praias portuguesas menos frequentadas, conferindo uma experiência de tranquilidade à beira mar. E por que razão é tão exclusiva? Porque para aqui chegar é preciso percorrer uma estrada de terra batida e de seguida descer um caminho íngreme e rochoso, que afasta muitos viajantes que são menos dados a aventuras.
Já os que arriscam, alcançam uma praia quase deserta, selvagem, e com poucos turistas, ainda que seja preciso algum esforço para lá chegar.
Embora muitos não a tenham visitado, podem conhecer o motivo do nome da Praia da Ursa, que se deve às formações rochosas que a rodeiam, em particular a uma grande pedra chamada Ursa, que faz lembrar um urso. Existe ainda outra que pelas grandes dimensões é chamada de Gigante.
A par das rochas, a água cristalina é outra das grandes particularidades desta praia, cor que beneficia da reduzida presença humana devido ao difícil acesso, inclusivamente não recomendado.
Por questões de segurança e dificuldades de socorro em caso de necessidade, a Praia da Ursa é de uso interdito e a Câmara Municipal de Sintra refere mesmo que "a descida e permanência é desaconselhada".
