Portugal tem vindo a atrair cada vez mais visitantes e não apenas para conhecer a região de Lisboa ou do Porto. Na imprensa estrangeira, a própria Conde Nasté Traveller tem dificuldade em eleger o top das cidades mais bonitas de Portugal, que define como “um país tão variado em termos de paisagem e estilo que o Norte – lar de montanhas, flora e fauna – difere quase totalmente no aspeto do Sul – onde dominam as linhas costeiras e as aldeias caiadas de branco”.
Na lista das 15 cidades ou vilas mais bonitas do país para a Conde Nasté Traveller, e onde podemos encontrar Vila Nova de Mil Fontes, Azenhas do Mar ou Amarante, há uma pequena vila a norte que não passou despercebida: Paredes de Coura e a sua paisagem verde e luxuriante, com uma praia fluvial com água transparente e cristalina, ideal para a prática de atividades náuticas.
Localizada no distrito de Viana do Castelo, aqui respira-se paz e tranquilidade, expeto em agosto, altura em que acolhe o Festival Paredes de Coura, um dos mais antigos de Portugal e que atrai às margens do Rio Coura milhares de visitantes de todas as partes do mundo seduzidos pela música e por paisagens de sonho.
O resultado? Uma semana a apanhar sol, a nadar no lago e a dançar até de madrugada. O que podemos querer mais? Este ano, de 14 a 17 de agosto, vão passar pelo Festival de Paredes de Coura nomes como Cat Power, The Jesus and Mary Chain, Slowdive, Idles ou Nouvelle Vague, entre muitos outros.
Além da Praia Fluvial do Taboão, em comunhão com a natureza, outro dos destaques é o Parque Natural do Corno de Bico, um santuário natural numa área protegida e que oferece trilhos para caminhadas e observação da fauna e flora locais.