Uma das paragens de Raquel Strada nestas férias fica aqui bem perto: Grécia. Depois da India, dirigiu-se para o país banhado pelo Mar Egeu, Jónico e Mediterrâneo e foi longe das turísticas Santorini ou Mykonos que descansou entre águas azuis profundas e vilas pitorescas.
O roteiro começou na ilha grega de Hydra e os últimos dias foram passados numa outra ilha especial, Spetses, na qual não passa um único carro.
A ilha, também conhecida como ilha dos aromas, tem uma rica história naval, que ainda hoje pode ser testemunhada através das centenárias mansões dos capitães espalhadas ao longo da costa, entre elas a de Laskarina Bouboulina, das poucas mulheres na história a alcançar o título de almirante e uma figura determinante na luta pela Independência da Grécia.
As batalhas navais marcaram de tal forma a ilha, que há vários anos se realiza em setembro um evento ao qual se deu o nome de Armata, chamando pessoas de todo o mundo para assistir à reconstituição de uma batalha naval.
Mas dado que Raquel Strada não esperou por setembro, é porque há certamente mais razões para visitar Spetses.
Nas imagens que partilhou destacam-se as águas cristalinas e a luz serena que bate contra as casas pitorescas, às quais se juntam outras atrações reunidas pela VERSA.
Um dos pontos de partida poderá ser o porto de Dapia, onde é possível admirar a arquitetura dos edifícios neoclássicos e o imponente Poseidonion Grand Hotel, seguindo-se depois um pouco de cultura no museu dedicado a Laskarina Bouboulina e no Museu de Spetses, e seguir para as praias. A Praia de Agia Marina é uma das mais populares da ilha e a Praia de Zogeria é o sítio ideal para relaxar num ambiente quase privado graças aos pinheiros que cercam o areal.
Para conhecer, ou pernoitar, é ainda de fazer uma nota sobre o Yayaki Spetses, um pequeno e simpático hotel desprovido de luxos, com apenas 15 quartos e suítes, que já acolheram celebridades como Claudia Schiffer, Daniel Craig e Paris Hilton.