Natal Ritz
Evasão

O Natal "EYES WIDE OPEN" de Joana Astolfi

A intervenção artística leva a magia do Natal ao lobby do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.

Pode ser o Ritz, dentro do Ritz. Pode ser um prédio da nossa rua. Pode ser o quotidiano de alguém. Pode ser… o que a nossa imaginação quiser. Desafiado pelo Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, o Studio Astolfi criou, pela primeira vez, uma intervenção artística de Natal para o lobby de um hotel, e que, neste caso, celebra a vida por detrás das janelas da cidade.

No Natal, o que mais gosto de fazer é de passear pelas ruas da cidade e de olhar para as janelas. Normalmente, consigo ver a árvore enfeitada, luzes quentes, pessoas em convívio. É um momento do ano em que olho muito para cima e vejo muita vida por detrás das janelas, leva-me para um mundo de fantasia e imaginação”, conta Joana Astolfi, diretora artística do Studio Astolfi, sobre a inspiração para o projeto.

"EYES WIDE OPEN" tem cerca de 2 metros de altura e uma leitura de 360º, e vem despertar a curiosidade dos hóspedes e do público, que visitam o lobby do icónico hotel durante o Natal à procura da magia própria da época. O conceito baseia-se na construção de um prédio residencial com 26 janelas, em que 18 delas recriam cenários que podem ser observados, vislumbrados e descobertos pelos olhos bem abertos de quem espreita sem saber bem o que vai encontrar.

Há um elemento muito lúdico na peça, também algum nonsense propositado para criar momentos inesperados, como uma família a jantar e aparece uma girafa, ou um casal na cama que lê um livro gigante. E depois pensámos na ideia do avião que sobrevoa Lisboa, símbolo do trânsito multicultural da cidade, e a carregar um pinheiro que vai ser montado. É uma peça extremamente minuciosa, tive seis artesãos a trabalhar nela, e que neste lobby tem uma escala que marca, que dá para passear à volta, pode-se voltar à peça e descobrir sempre coisas novas” acrescenta Joana Astolfi.

"EYES WIDE OPEN" conta-nos assim as mais variadas histórias das personagens que habitam este prédio imaginário, entre cenas do quotidiano e momentos que têm tanto de inesperado como de aconchegante. Produzida em tempo recorde (cerca de um mês), grande parte das peças e objetos foram adquiridos no Hospital das Bonecas, local de eleição de Joana Astolfi para explorar diferentes mundos habitados por estas personagens em miniatura. Muitos deles foram criados exclusivamente para esta intervenção artística, bem como pintados e modificados pela equipa de artesãos do Studio Astolfi, sendo um projeto verdadeiramente construído de raiz com todo o rigor e craftsmanship.

Há muito que queríamos que a intervenção de Natal fosse um momento que convidasse as pessoas e as famílias a virem ao hotel e a cruzarem-se com uma decoração de Natal imponente. Pensámos que a Joana era a pessoa ideal porque ela conta histórias e este é um hotel com 60 anos e com muitas histórias para contar, e só ela para brincar com a história do hotel de uma forma que toque as pessoas e que fale para esta altura do ano” refere Diana Castello Branco Diretora regional de Comunicação do hotel.

O Studio Astolfi foi desafiado também a enfeitar a árvore de Natal exposta no Salão Almada Negreiros, e trouxe objetos do nosso quotidiano, para que as pessoas olhem, toquem e descubram as diferentes peças espalhadas pelos seis metros da árvore.“É uma coleção enorme de objetos que fazem parte das nossas vidas durante o ano inteiro e que segue o mesmo tema que caracteriza as nossas intervenções: a procura, o voyeurismo e também um pouco de nonsense para alegrar a época natalícia”, explica Joana Astolfi.

 Tanto a intervenção artística "EYES WIDE OPEN" como a árvore de Natal estarão disponíveis para visita durante toda a época natalícia até 6 de janeiro de 2023.

Coolhunting

Realeza divulga postais de Natal muito pouco natalícios

As casas reais britânica e espanhola foram as primeiras a divulgar os cartões de Natal deste ano, mas, atenção: não são bem o que estávamos à espera.

Evasão