Mesmo com telemóvel e GPS, é preciso conhecer a região de Santarém para encontrar a Fonte das Figueiras. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, permanece escondida entre a vegetação, longe do centro histórico da cidade, e surpreende a cada visita por ser um dos raros exemplos da arquitetura civil gótica que chegaram aos dias de hoje e que ainda podemos encontrar em Portugal.
Construída em 1375, durante o reinado de D. Fernando I, e usada para o abastecimento de água às populações na Idade Média, era um local de paragem obrigatória tanto para viajantes, como para comerciantes, pela sua localização perto da entrada norte da cidade.
Visitar a Fonte das Figueiras permite um mergulho na história e na cultura de Santarém. Apesar de ser menos conhecida do que outros monumentos da capital do gótico, como a Igreja da Graça, oferece uma perspetiva única sobre a vida quotidiana e as práticas sociais dos habitantes de Santarém ao longo dos séculos.
Apesar de algumas intervenções ao longo dos anos para manter a sua conservação, o monumento mantém grande parte da sua estrutura original e a visita é gratuita.