Lago Peyto. Fotografia: Getty
Evasão

É este o lugar mais bonito do mundo? Sim, segundo a ciência

Discordemos ou não, foi tudo calculado. Ainda que a beleza seja subjetiva, aqui apresentamos factos científicos.

Não sabíamos que a beleza podia ser medida, até conhecermos o estudo de eye-traking levado a cabo pela empresa de viagens Kuoni, que nos deu a conhecer a mais bonita das maravilhas do mundo – ou a mais bonita para quem participou da experiência. Mas já lá vamos.

Este estudo de rastreio ocular analisou, especificamente, as maravilhas naturais mais conhecidas no planeta Terra, de forma a classificar os lugares mais apelativos ao olho humano. Os resultados deram à empresa uma forma de saber quais os destinos mais bonitos para viajar.

O estudo científico consistiu em mostrar aos participantes uma série de imagens de mais de 50 maravilhas (naturais) do mundo - desde o Grand Canyon aos cenários idílicos das Maldivas – e o movimento ocular de cada interveniente foi alvo de análise. Através de uma tecnologia de IA (Inteligência Artificial), conseguiram saber quais as imagens que captaram maior e melhor atenção, e durante o maior período de tempo.

Ora então, segundo este estudo ou os participantes que nele entraram, o lugar mais bonito do mundo é o Lago Peyto, no Canadá. Esta maravilha natural é conhecida pela água azul néon, mas acima de tudo, pelo contraste acentuado entre a tonalidade do lago e as cores dos vales e montanhas deslumbrantes que o rodeiam.

Não podemos negar a beleza de Peyto, mas podemos discordar de uma fórmula matemática aqui aplicada. Até porque beleza é arte e quem é de artes nunca percebeu bem de números.

O que dizem os meus olhos certamente não será o que dizem os teus, mas ver estas imagens não desconsola ninguém. 

Evasão

Seis destinos para onde viajar durante o outono a preços convidativos

O interesse por estes países e cidades não para de crescer, mas os preços dos voos e do alojamento não acompanham a tendência. Estas são as sugestões de viagem para o outono da Condé Nast Traveler.

Evasão