Glacier Express - Fotografia: Instagram
Evasão

Dez viagens de comboio que tens mesmo de fazer pelo menos uma vez na vida

Viajar de comboio desperta aquele espírito de exploração, de aventura e de romantismo, como nenhum outro meio de transporte. Inspira-te nestas sugestões para a próxima viagem.

As viagens de comboio voltaram a estar na moda e só por boas razões. Além de serem gratificantes e relaxantes, dão-te a oportunidade de veres paisagens espetaculares e únicas e, claro, são mais amigas do ambiente.

Das mais luxuosas às mais simples e autênticas, seja na Europa, Ásia ou América, damos-te 10 sugestões de viagens que tens mesmo de fazer, pelo menos uma vez na vida.

Bernina Express

Este é o comboio panorâmico mais famoso da Suíça. A rota passa por incontáveis pontes e viadutos, além de penhascos e picos cheios de neve. Para uma melhor ideia, este percurso entrou para a lista de Patrimónios Mundiais da Unesco.

O trajeto tradicional liga St. Moritz a Tirano, na Itália. Mas a rota expandiu-se e, atualmente, também é possível embarcar em Chur ou Lanquart/Davos e ir até St.Moritz e, depois de chegar a Tirano, apanhar um autocarro até Lugano, na Suíça.

Duração da viagem: entre 4 e 4h30.

Expresso do Oriente

O icónico comboio de luxo que Agatha Christie ajudou a tornar ainda mais famoso com Crime no Expresso do Oriente (1934) vai retomar o trajeto Paris-Istambul pelo qual é conhecido, a tempo dos Jogos Olímpicos de 2024 na capital francesa.

Funcionará entre as duas cidades, com um renovado serviço que incluirá 17 carruagens originais (da composição fazem parte 12 vagões dormitório e um vagão restaurante), construídas entre as décadas de 1920 e 1930.

Duração da viagem Paris - Istambul: cerca de cinco dias.

Caledonian Sleeper

Este famoso comboio opera a partir da estação de London Euston para cinco destinos na Escócia: Edimburgo, Glasgow, Fort William, Aberdeen e Inverness.

Duração da viagem: entre 7 e 13 horas.

Glacier Express

Esta viagem é conhecida por ser feita no comboio mais lento do mundo, com janelas panorâmicas, e leva os passageiros de Engadine ao Matterhorn, pelos Alpes, passando por 91 túneis e mais de 290 pontes.

Duração da viagem: cerca de 8 horas.

Jacobite

Esta é uma das mais icónicas imagens de comboio que remete para os fãs dos filmes da saga Harry Potter e imediatamente para o Hogwarts Express. Os passageiros poderão ver vales cobertos de verde e lagos de águas calmas e gélidas, como o Lago Morar, o Rio Morar e o Lago Nevis, o lago mais profundo de água salgada da Europa.

Duração da viagem: entre 2 e 4 horas

Mandalay

Esta viagem oferece sobretudo simplicidade e cumplicidade, isto porque os comboios em Myanmar são velhos, com pouco conforto, mas autênticos. Não é propriamente um passeio turístico: é um comboio utilizado pelo cidadão comum para transportar frutas, vegetais ou outros bens, para ir à cidade tratar de negócios ou simplesmente para ver a família. Atravessa campos agrícolas, pastagens, aldeias e povoações quase fantasma.

Duração da viagem Mandalay - Hsipaw: 15 ou 16 horas num ritmo lento

Rocky Mountaineer

Este é considerado o trajeto mais bonito do Canadá e um dos mais cénicos do mundo. A viagem começa em Vancouver e termina em Banff. O percurso inclui uma passagem pelas Montanhas Rochosas, com paisagens de cortar a respiração.

Duração da viagem: cerca de dois dias

Rovos rails

Este é considerado o comboio mais luxuoso do mundo, com acomodações elegantes e rotas ferroviárias essencialmente africanas. Durante a noite os passageiros devem usar trajes formais. Os itinerários, que misturam comboio, carro e avião, ligam a Cidade do Cabo ao Cairo e podem durar até 35 dias.

Duração da viagem Durban - Pretória: três dias

TranzAlpine Express

Este comboio viaja pela Ilha do Sul da Nova Zelândia, desde Christchurch através das planícies de Canterbury, ao longo do rio Waimakariri, depois “fura” as montanhas através do Arthur’s Pass e, finalmente, florestas até chegar a Greymouth.

Duração da viagem: cerca de 5 horas

Nariz Del Diablo

O Equador transformou as antigas ferrovias e relançou diversas rotas de comboios turísticos. Ao todo são oito itinerários diferentes mas o mais conhecido talvez seja o comboio Nariz do Diabo (ou Nariz del Diablo em espanhol), considerado um dos mais perigosos do mundo, já que a rota baixa 500 metros de altitude em pouco tempo.

O roteiro parte da pequena cidade de Alausi e vai até o povoado de Sibambe, de onde é possível ver a montanha com o “formato” do nariz do diabo.

Duração da viagem: 2h30 ida e volta

Evasão

O novo gigante dos mares está a chegar e é ainda maior do que imaginas

Se és apaixonado por cruzeiros, então vais adorar saber que o maior de todos está quase a zarpar. Terá 20 andares e capacidade para 7.600 passageiros. Sabe tudo aqui.

Evasão