Londres | Fotografia: Unsplash
Evasão

48 horas em Londres: o que ver, onde comer, onde ficar

Se queres aproveitar um fim de semana para conhecer a capital do Reino Unido, vê estas sugestões. Mas prepara-te para andar.

Se ainda não conheces Londres, podes colocar já na lista de locais a visitar porque é uma das cidades mais apaixonantes do mundo. Tem quase nove milhões de habitantes, mais de 300 idiomas falados, muita cultura e história e fica a menos de três horas de viagem de avião, a partir de Lisboa.

Para aproveitares bem estas 48 horas que propomos, tens duas opções: podes ver quase toda a cidade sem passar por locais que te ocupem mais tempo ou ver apenas uma parte e aproveitar alguns museus, espetáculos e outras atrações.

Este roteiro segue a primeira sugestão, mas qualquer uma delas deixar-te-á rendido à cidade, e vais querer voltar com toda a certeza. Vamos a isso?

Onde ficar

As opções de alojamento em Londres são infinitas e muito variadas. Podes optar por Airbnb, hostel ou hotel, dependendo do que pretendes. Algumas das melhores zonas para ficares hospedado são Westminster, Covent Garden e West End, Soho, Camden Town, South Kensington, Paddington, King’s Cross, SouthBank e SouthWark, e Shoreditch porque ficarás perto de pontos de interesse e estarás bem servido de transportes.

Como passear

O Oyster vai ser o teu melhor amigo numa estadia em Londres porque é a maneira mais económica de passear pela cidade a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Este cartão recarregável dá para autocarro, metro, tram, barco ou comboio.

Os custos da viagem têm um limite diário após um determinado valor. Assim, qualquer viagem que fizeres após teres ultrapassado este limite não será cobrada.

Para circulares na cidade, a rede de metro cumpre todas as necessidades, mas o autocarro também. Para além de por vezes até ser mais barato, o autocarro está mais acessível já que apanhas qualquer um na estrada e ainda podes ver a cidade enquanto te deslocas para a próxima paragem.

Onde comer

Londres não é propriamente um exemplo gastronómico e não há grandes pratos tracionais, a não ser o conhecido Fish and Chips ou a "confort food" dos tradicionais british pubs. Mas é, sim, uma cidade culturalmente rica e por isso vais encontrar gastronomia de todo o mundo. Portanto, o que comeres irá depender muito do teu gosto pessoal. Só terás de ter atenção aos preços porque vais pagar mais do que estás habituado em Portugal, tanto pela comida como pela bebida.

Dica: Opta por um alojamento com pequeno-almoço incluído e aposta nesta refeição. Irás passear com mais energia, não terás de te preocupar tanto com o almoço e podes escolher um restaurante melhor para jantar mais cedo, até porque em Londres anoitece muito cedo.

Se queres uma experiência mais refinada, faz uma refeição num dos restaurantes do icónico Gordon Ramsay. Para um momento de maior descontração e alguma festa, experimenta o Happy, em Picadilly Circus.

O que visitar

Começa na ponta de Oxford Street, mesmo ao lado do Hyde Park. Esta rua é conhecida pelo ambiente urbano cheio de pessoas e lojas, onde podes encontrar a Selfridges, um espaço com várias marcas assinadas por designers de luxo, aberto desde 1909 fundada por Harry Gordon Selfridge. Daí até Oxford Circus é um pulinho.

Em West End, encontras o Soho, um energético bairro com uma mistura eclética de restaurantes, bares e pubs e opções comerciais. Carnaby Street, Dean, Frith, Beak e Old Compton são o epicentro da atividade diurna e noturna.

Virando para a Regent Street, segue para Picadilly Circus, uma versão em miniatura de Times Square, onde há ecrãs gigantes, muita gente na rua e animação. Passa pela Hamleys Toy Store, o paraíso na Terra para crianças, adolescentes e adultos.

Chegando a Picadilly Circus, segue depois para Chinatown, tira uma foto junto ao Moulin Rouge ou visita a famosa loja dos M&M’s, mas cuidado porque facilmente gastas uma fortuna em chocolates. Se gostares de luxo, passa pela New Bond Street, onde vais encontrar todas as marcas que mais te fazem sonhar, desde roupa a calçado ou joias.

Junto ao rio Tâmisa também há muito para ver. Começa na Tower Bridge, onde está também localizada a Torre de Londres, e vai caminhando a partir daí. Perto da London Bridge encontras o Borough Market, imperdível para quem é fã de mercados e boa comida. Mais à frente, o icónico London Eye, com uma vista decadente sobre a cidade, abre caminho para o Big Ben, o Parlamento e a Abadia de Westminster.

Daí segue para Trafalgar Square, a principal praça de Londres, cheia de história e um espaço incrível onde encontras cultura, animação e artistas de rua. E, por fim, Covent Garden, um dos bairros com mais encanto e com um mercado imperdível.

De regresso a Hyde Park, aproveita para passear mais um pouco no meio da natureza, mas não te esqueças de visitar o The Albert Memorial, um memorial gótico erguido em memória do Príncipe Alberto, e que fica mesmo em frente ao Royal Albert Hall, uma das principais maravilhas vitorianas britânicas.

Segue depois para o Palácio de Buckingham onde podes ver o mudar da guarda. Consulta os horários para conseguires assistir a este momento bem típico.

Fora do centro da cidade, é imprescindível que visites Camden Town, conhecida pelo mercado e atmosfera bem alternativa, um verdadeiro refúgio de contracultura.

Neste roteiro ficou a faltar Notting Hill e o mercado de Portobello, mas se tiveres tempo inclui na lista de locais a visitar porque valem muito a pena.

Nota: Não precisas levantar dinheiro, praticamente tudo é pago com cartão bancário. O Revolut é a melhor solução para não pagares taxas.

Coolhunting

Chegou a vez da Zara disputar a Miu Miu: as icónicas minissaias

A Zara tem novas saias que retomam a tendência da primavera de 2022: as minissaias da Miu Miu.

Evasão