Maldivas | Fotografia: Getty
Evasão

A pensar numa viagem às Maldivas? 17 curiosidades que deves saber

Areia branca, mar transparente, temperaturas quentes. A definição de paraíso para muitos tem um nome: Maldivas. Desvendamos algumas curiosidades sobre o país.

1. Ilhas públicas e ilhas privadas

Nas ilhas públicas vais encontrar alojamentos mais baratos com preços similares aos de países de baixo custo, como a Tailândia e a Indonésia. A norte de Malé, a capital, estão as ilhas privadas com os seus resorts de luxo.  A estrutura dos resorts cinco estrelas é igual em todas as ilhas (bungalows sobre o mar e vilas, estúdios e quartos mais em conta e sem vista para o mar).

2. O coco tem muitas funcionalidades

Uma família nas Maldivas consome entre 20 a 30 cocos por semana. Usam o óleo para cozinhar e revestir os barcos de madeira, bebem o leite e a água no pequeno almoço, fazem tigelas com as cascas e vime com as folhas das palmeiras.

3. Funcionários de hotéis e ilhas plantam corais

Para compensar o desaparecimento dos corais causado pelo aumento da erosão e pelo rápido crescimento do turismo nas últimas décadas, os funcionários dos resorts das ilhas começaram a plantar corais.

4. É o país mais plano do mundo

A Maldivas estão a 1,5 metros acima do nível do mar, sendo que a capital Malé, onde vivem 150 mil pessoas, está a apenas 90 centímetros do nível do mar. Estudos afirmam que o arquipélago estará completamente submerso até 2100.

5. A maioria das espécies de tartarugas são nativas da ilha

Há um total de sete espécies de tartarugas marinhas em todo o mundo, cinco das quais são nativas das Maldivas: Lowback, Loggerhead, Hawksbill, Green e Olive-Ridley.

6. A areia não aquece

A areia branca das Maldivas é composta por pedaços não digeridos de corais esmagados e expelidos pelos peixes-papagaio. A melhor parte? Não aquece com o sol.

7. Grande diversidade de vida marinha

Mais de dois mil tipos diferentes de peixes vivem nas proximidades das ilhas, entre eles o peixe-crocodilo, a morena, o peixe-napoleão, o marlim negro, o peixe-vela, o peixe-leão, o peixe-pedra, o peixe-trombeta, o peixe-flauta, o golfinho, a barracuda e a tartaruga carey. Ainda o tubarão-baleia, a arraia manta, o tubarão-de-pontas-brancas, o tubarão-cinza, o tubarão-de-ponta-negra, o tubarão-martelo e o tubarão-zebra.

8. A tradição do bom atendimento

O primeiro resort das Maldivas foi inaugurado há cerca de 50 anos, pelo italiano Giorgio Corbin. E aí nasceu também o serviço cortês e a atmosfera casual de pés descalços. Desde então muitos mais hotéis e resorts nasceram, a maioria na categoria de luxo, mas a qualidade do serviço manteve-se inalterada.

9. Só é permitida uma religião

O islamismo sunita é a religião oficial das Maldivas. Este é o único arquipélago 100% muçulmano do mundo. Todos os cidadãos são muçulmanos e o Islão é a única religião permitida, sendo requisito para obter a cidadania. Há também uma mesquita em cada ilha. Consequentemente, nas ilhas o consumo de álcool é proibido e há fortes regras de moralidade, exceto nos resorts.

10. A moeda oficial

A rúpia maldívia é a moeda oficial, mas podes utilizar dólares nos resorts, restaurantes e estabelecimentos comerciais. No entanto, os meios de transporte da região só aceitam pagamentos em rúpias.

11. Não existem cães nas ilhas

Os cãos são proibidos no país. Isto porque muitos seguidores do islamismo consideram os cães criaturas sujas e algumas raças são até mesmo consideradas “demoníacas”.

12. Fim de semana diferente

As Maldivas não reconhecem os sábados e domingos como fim de semana, mas sim a sexta-feira e o sábado.

13. Restrições em praias públicas

As mulheres não podem usar biquíni em praias públicas, só dentro dos espaços dos resorts.

14. Segurança

O arquipélago é considerado um dos lugares mais seguros para viajar no planeta, com baixos níveis de criminalidade até mesmo na capital do país.

15. Educação

A taxa de alfabetização das Maldivas é de 98%. Quase toda a população sabe ler e escrever. O país segue o sistema educativo britânico, com escolas em ilhas habitadas. Mas há poucas universidades disponíveis por isso quem quer seguir nos estudos, normalmente muda-se para outro país.

16. Água é um bem escasso

Durante as chuvas, todos os habitantes das Maldivas coletam água da chuva, até mesmo pessoas muito ricas. A água é cara porque não há um único rio em todo o país

17. Casamentos e divórcios

Apesar de as Maldivas serem o destino eleito de muitos casais para a lua de mel, a taxa de divórcio dos locais é enorme. Cerca de metade de todos os casamentos no país terminam no período de um ano.

Coolhunting

Steal the look a Cate Blanchett (com peças da Zara)

Os ícones de moda servem para nos inspirar para novos looks e a Versa para te dizer como consegui-los!

Evasão