Angkor Wat, Siem Reap, Camboja | Fotografia: Unsplash
Evasão

Check list de viagem: tens de visitar estes locais uma vez na vida

São pontos turísticos cheios de história que tiram o fôlego a qualquer um e que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida.

Petra, Jordânia

Ninguém tem a certeza de quando Petra surgiu, presume-se que terá sido por volta de 300 aC, e durante mais de um milénio foi o segredo mais bem guardado dos beduínos. Hoje é uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, património histórico da UNESCO e a atração mais popular da Jordânia. Esta cidade não foi construída: foi esculpida, talhada nas pedras. E é daí que vem o nome Petra, que quer dizer “pedra” em grego. Está repleta de templos, túmulos, palacetes, obeliscos, colunas, tem um anfiteatro e um sistema de cisternas e irrigação inacreditáveis. É um verdadeiro monumento visitado anualmente por multidões, consideradas pelos populares uma bênção mas também uma maldição porque podem degradar o local. O importante é teres sempre em mente o quão especial este lugar é para que, quando o visites, o trates da melhor forma possível.

Coliseu, Roma, Itália

É uma das mais clássicas atrações internacionais e atrai milhões de visitantes à capital italiana todos os anos. Juntamente com o Vaticano, é a maior atração turística de Roma e o seu principal símbolo. Esta imponente construção com quase 2000 anos de idade permaneceu ativa durante mais de 500 anos como um epicentro de entretenimento e hoje recebe, anualmente, 6 milhões de turistas. É também uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno.

Empire State Building, Nova Iorque, EUA

O arranha-céus com 443 metros de altura é um dos pontos mais importantes da skyline de Nova Iorque e oferece vistas aéreas de tirar o fôlego. Até 1972, o Empire State Building era o prédio mais alto do mundo e hoje ainda é o segundo mais alto da Big Apple. Está localizado no centro de uma das cidades mais vibrantes do mundo, mais precisamente na famosa 5ª Avenida em Midtown Manhattan.

Mesquita Sheikh Zayed, Abu Dhabi, Emitados Árabes Unidos

A magnífica Mesquita Sheikh Zayid é absolutamente deslumbrante. Tem 80 cúpulas em mármore que se elevam sobre um teto suportado por 1000 pilares, paredes de mármore italiano e detalhes dourados que parecem ter saído de um filme das 1001 noites. É o epítome do luxo onde tudo é feito em grande estilo, como o tapete que cobre a sala principal que só é o maior do mundo. Para entrarem, as mulheres devem cobrir os ombros e quaisquer outras partes expostas. Os homens são aconselhados a vestir roupa adequada e a cobrir os joelhos. Se no momento não tiveres roupa para o fazer, poderás usar uma das túnicas que se encontram na entrada para essa finalidade.

Angkor Wat, Siem Reap, Camboja

Este é o maior complexo religioso do mundo e o marco do Camboja, de tal forma que até aparece na bandeira do país. Contudo, o que está lá dentro é igualmente espetacular. Fica a cerca de 240 km da capital Phnom Penh e serve de templo budista e local de peregrinação para monges. Hoje em dia o complexo atrai quase um milhão de viajantes de todo o mundo por ano. Foi nomeado Património da Humanidade em 1992 e a UNESCO continua a trabalhar com as autoridades locais para garantir que o turismo e o desenvolvimento não comprometem este grande tesouro cultural e religioso.

Jardim Majorelle, Marrakech, Marrocos

O jardim, restaurado por Yves Saint Laurent nos anos 80, é um dos mais famosos do mundo. É um retiro colorido e lúdico, repleto de plantas e muitas vezes referido como o Jardim do Éden de Marrocos. É um dos pontos turísticos mais fotografados do país onde o verde das plantas se mistura com peças azul cobalto, lá colocadas pelo criador do espaço em 1923, o pintor francês Jacques Majorelle, e contrasta com o vermelho empoeirado da terra. A vila junto ao jardim abriga o Museu de Arte Islâmica de Marrakech, o Museu Berber e o Museu Yves Saint Laurent.

Termas Romanas de Bath, Reino Unido

Foram as águas quentes e fumegantes da única fonte termal da Grã-Bretanha que deram o nome a Bath, uma simpática cidade localizada a pouco mais de 150 km de Londres que é Património Mundial da UNESCO. As Termas Romanas de Bath, também conhecidas como Banhos Romanos, são um complexo histórico muito bem preservado que, no passado, era usado como um local de banho público. É um dos maiores balneários religiosos do mundo, com nascentes termais que ainda hoje fluem com água quente natural.

Mesquita Catedral de Córdoba, Espanha

A Grande Mesquita de Córdoba é uma das maiores obras da arquitetura islâmica do mundo e abriga uma floresta encantada única. Tem mais de treze séculos de história e serviu de lugar de culto para visigodos, muçulmanos e cristãos. Hoje é um monumento essencial para entender a história de Córdoba. Desde a sua construção, tem passado por constantes obras de ampliação. Provavelmente a maior mudança ocorreu no século XVI, quando uma catedral cristã foi inserida na mesquita. Localizada no centro histórico da cidade, a poucos metros da Ponte Romana sobre o rio Guadalquivir, é um ponto a não excluir de um roteiro.

Coolhunting

Dizemos-te o que vestir no tempo instável de março

Uns dias chuva, noutros sol. Em cada um destes sete looks tens o que precisas para enfrentar qualquer condição meteorológica de março.

Evasão