Ilha do Mel, Paraná
Evasão

Cinco escapadinhas tropicais para o Dia dos Namorados

Paris pode ser a cidade do amor, mas não há nada melhor do que fazer uma escapadinha a dois num paraíso tropical. Vê estas sugestões.

Paris pode ser considerada a cidade mais romântica do mundo, mas no Brasil encontras locais paradisíacos de perder a respiração, ideais para celebrar o amor.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) fez uma lista de alguns locais onde os portugueses podem passar o Dia dos Namorados e aproveitar o calor brasileiro.

Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

As cidades vizinhas, localizadas na Serra Gaúcha, são os locais perfeitos para uma escapadinha a dois. A cidade de Canela é considerada uma das mais românticas no Sul do Brasil. Um dos locais mais visitados da cidade é o Parque do Caracol, onde podes observar as cascatas com mais de 130 metros de altura e subir ao miradouro a 27 metros de altura.

A cidade de Gramado está localizada a sete quilómetros de Canela. Aqui, podes aproveitar para conhecer o Passeio de Maria Fumaça, onde podes percorrer vinte quilómetros de locomotiva a vapor, que passa por várias cidades pequenas da Serra Gaúcha.

Como lá chegar:

Quem chega de avião a partir de diferentes partes do Brasil pode aterrar no aeroporto de Porto Alegre (POA). Daí até Gramado, são 120 quilómetros, numa viagem de duas horas de carro ou de autocarro.

Petrópolis, Rio de Janeiro

Localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis é uma cidade rica em história e com paisagens inesquecíveis. Com a alcunha de cidade Imperial, Petrópolis era o local onde Dom Pedro II passava as suas férias e onde ainda se podem visitar casas antigas. Alguns dos locais mais icónicos da cidade são o Palácio de Cristal, a Casa dos Santos Dumont, o Museu Imperial, o Palácio da Quintadinha ou a Rua Tereza.

Um dos sítios mais românticos de Petrópolis é a Catedral de São Pedro de Alcântara, onde podes observar as tendências europeias. Esta catedral alberga o mausoléu da família Imperial.

Como lá chegar:

Petrópolis está localizada na Serra Fluminense, a 66 km do Rio de Janeiro. Para quem chega de avião, a melhor maneira de ir até a Petrópolis é de carro ou de autocarro. Este último sai da estação Novo Rio na capital, que fica a 13 quilómetros do aeroporto internacional do Rio Galeão (GIG).

Campo do Jordão, São Paulo

Campo Jordão é conhecido no Brasil por ser uma das cidades mais procuradas por casais. A natureza circundante da cidade convida todos os turistas a descansarem tranquilamente. Há também vários jardins e locais históricos para visitar.

O museu Felícia Leirner, aqui localizado, tem uma atmosfera única, onde as obras de arte interagem com o céu aberto e a vegetação. O local proporciona uma visão de 360 graus sobre a Serra da Mantiqueira. Para os que preferem um programa que inclua adrenalina, o Horto Florestal de Campos do Jordão tem 8.341 hectares de mata preservada, onde existem cascatas, trilhos, pistas de arborismo e uma tirolesa de 60 metros de comprimento.

Como lá chegar:

O aeroporto de Guarulhos é a melhor opção para turistas estrangeiros. O maior aeroporto do país fica a 150 quilómetros da capital. A cidade é facilmente acessível para aqueles que preferem alugar um carro e tem várias opções de autocarros que partem de São Paulo.

Ilha do Mel, Paraná

Considerado o paraíso na Terra, as praias da Ilha do Mel são umas das melhores do Estado. Numa ilha onde não entram carros, o número de visitantes é controlado e é aconselhado andar sempre com uma lanterna.

Transformada numa estação ecológica pela UNESCO, a Ilha do Mel conta com quase três mil hectares de mata preservada e lugares únicos que merecem ser visitados. Lá encontras a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, o Farol das Conchas, ou a Gruta das Encantadas, que consiste numa enorme fenda num rochedo ao nível do mar que só pode ser visitada na maré baixa.

Como lá chegar:

Para chegar à Ilha do Mel, é necessário ir para Paranaguá ou Pontal do Sul, de onde parte o transporte marítimo para a ilha. De Paranaguá, há duas opções de barco por dia e, de Pontal do Sul, há barcos de hora em hora em dias mais calmos e a cada 30 minutos aos sábados e em época alta. As cidades ficam a aproximadamente 80 quilómetros do Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB). A distância pode ser percorrida de carro ou de autocarro.

Japaratinga, Alagoas

Japaratinga é considerado um tesouro escondido do turismo brasileiro. O litoral de Alagoas é conhecido por ter das praias mais bonitas do Nordeste, com água morna, cristalina e calma, rodeadas por coqueiros.

Um dos destinos mais conhecidos de Japaritinga é a Croa de São Bento, um grande banco de areia com uma pequena barreira de corais, que faz parte da área de preservação da Costa dos Corais e onde só se pode aceder por jangada.

Para quem aprecia paisagens únicas, o miradouro do Tabor e o miradouro Aruanã têm uma vista privilegiada para o mar e para a cidade. O centro da cidade oferece gastronomia diversa, lojas de artesanato e turísticas e diversão noturna que não pode perder.

Como lá chegar:

Jarapatinga é um destino de praia em ascensão no Brasil. A principal porta de entrada é o Aeroporto Internacional de Maceió (MCZ), a cerca de 120 quilómetros de distância. A partir do aeroporto, estão disponíveis serviços de transfer e aluguer de automóveis.

Gourmet

Da pizza ao gelado, eis os pratos mais caros do mundo

Quanto davas pela pizza mais exclusiva do mundo ou por uma colherada do gelado mais caro? Já sabes que não é barato, mas há números que são capazes de surpreender.

Evasão