Elliðaey | Fotografia: Instagram
Evasão

Conseguias viver ali, longe do mundo?

Se gostavas de viver no meio do nada, sem ninguém à vista, esta é a casa perfeita para ti.

Quem nunca pensou fugir, pelo menos uma vez na vida, para longe de tudo e de todos? Se és uma dessas pessoas não te sintas mal, não és o único. E existem vários lugares remotos no mundo que podem servir esse propósito, mas poucos são como este.

A casa que povoa a ilha Elliðaey ao largo da costa sul da Islândia, pode efetivamente ser a mais solitária e isolada do mundo.

Muito se especula sobre este imóvel, construído num descampado varrido pelo vento, sem árvores, sem pessoas à vista e com um único acesso que só pode ser feito através de uma escarpa. Por ser tão isolado, gera muita curiosidade e, ao longo dos anos, nasceram várias teorias, algumas até um pouco exageradas.

Há quem diga que a propriedade foi construída por um bilionário excêntrico que planeou refugiar-se ali caso acontecesse um apocalipse com ataques zombies. Outros sugerem que a casa pertence a um eremita muito religioso e e há quem garanta que a cantora Bjork era dona do imóvel e que estava a negociar com o governo da Islândia para adquirir a ilha por completo. Mas há ainda teorias de que a casa não existe, que é tudo photoshop.

Na realidade, nada disto corresponde à verdade e esta também não é realmente uma casa para habitação. É um alojamento construído pela Associação de Caça Elliðaey na década de 50  para abrigar caçadores especializados em apanhar papagaios-do-mar, uma prática muito comum na Islândia.

Está em boas condições de conservação, mas não tem eletricidade nem água canalizada. Tem apenas um sistema que recolhe a água da chuva para ser reutilizada e, mais importante que tudo, uma paisagem de tirar o fôlego.

Mas se achas que precisas mesmo de conhecer este local para te desconectares do mundo e não és caçador, há uma solução. Há empresas de turismo que oferecem passeios de um dia para quem quiser viver uma experiência de isolamento e aventura e desfrutar das vistas oferecidas pela natureza islandesa.

A ilha Elliðaey é uma reserva natural da Islândia com área protegida. E embora os papagaios-do-mar do Atlântico estejam em vias de extinção, o governo islandês permite a sua captura

Design e Artes

Antes que te contem, contamos nós: há novidades sobre 'La Casa de Papel'

Quem se esquece das polícias Raquel Murillo e Alicia Sierra? Elas vão mexer com o spinoff da série La Casa de Papel.

Evasão