Entrámos num novo ano e numa nova lista de sonhos por cumprir, entre os quais estão as viagens.
Apesar de uma conjuntura pouco favorável para 2023 – com a inflação a subir e o aumento dos preços da energia –, espera-se no próximo ano um crescimento da atividade turística, tal como aconteceu em 2022, segundo o IPDT, especialista na consultoria em turismo para empresas e destinos turísticos.
A pensar em quem quer viajar no próximo ano, a VERSA reuniu todas as tendências de viagens para 2023.
1. Viagens mais ecológicas
Mais sustentáveis é como se querem as viagens em 2023. Hoje, os viajantes já têm à disposição, no momento de reserva de um voo, créditos de carbono para compensar o impacto ambiental, segundo a plataforma Revfine, e ainda hotéis com práticas mais sustentáveis, principalmente assentes na tecnologia.
2. Regressar ao mercado asiático
Com a pandemia da Covid-19 mais controlada, as portas do continente asiático voltaram a abrir e nós queremos voar para lá. Segundo o IPDT, o foco será o mercado chinês, e também destinos como o Japão e a Coreia do Sul.
3. Rumo às cidades europeias
Ao contrário de anos anteriores, em 2023, a natureza deverá ser muitas vezes trocada pela cidade, principalmente as capitais europeias. Por lá, os turistas vão procurar atividades culturais, monumentos e museus, assim como mais momentos com as comunidades locais.
4. Viajar além do lazer
No próximo ano, uma das tendências será viajar com um propósito. Diz o IPDT que não se tratam de viagens de voluntariado, mas, sim, de viagens “responsáveis e que contribuam para ajudar alguém, ou para a melhoria das condições de vida de uma comunidade”.
5. Viajar sem esbanjar
Viagens em conta é o que se espera em 2023. Dada a instabilidade económica em Portugal, que afeta o orçamento das famílias, o mais provável é que a vontade de viajar se faça acompanhar de gastos mais conscientes. Aqui, incluem-se experiências de qualidade e métodos de poupança, como viajar mais pelo próprio país, ou nos meses de época baixa.
6. Mais oferta para vegetarianos
No seguimento das viagens mais sustentáveis, em 2023, a oferta vai ser maior no que diz respeito à alimentação vegetariana e vegan. Além destas, haverá ainda uma maior aposta em alimentos mais saudáveis e oferta de opções sem glúten e sem lactose, seja em hotéis ou resorts.
7. Viagens nostálgicas
Uma viagem no tempo: eis a sétima tendência para 2023. Passa por viajar em comboios antigos – como é exemplo o Comboio Histórico do Douro, uma locomotiva a vapor histórica da CP, que regressa todos os verões. Ou viajar para destinos que nos remetem a bons momentos na infância.
8. Choque cultural
Conhecer novas culturas vai ser o foco de 2023. Segundo uma sondagem da Booking, 58% dos turistas querem sair da zona de conforto no próximo ano e 40% desejam viver um verdadeiro choque cultural, em destinos menos turísticos e com uma cultura totalmente diferente.
9. Bleisure
Bleisure é a palavra que define a combinação de viagens de trabalho com lazer. Durante a pandemia, a procura por este tipo de viagens diminuiu, mas, em 2023, voltará em força, segundo o IPDT e a Revfine. Este tipo de viajantes procura equilibrar a vida profissional com a pessoal, ao permitir que, uma vez terminadas as tarefas de trabalho, se viva experiências no local de destino.
10. Viajar para o cenário de uma série ou filme
Entrar no mundo da ficção será um dos desejos dos viajantes em 2023. A procura vai ao encontro da oferta, como é o caso de um dos cenários de 'O Hobbit' na Nova Zelândia, e de hotéis que remetem para O Senhor Dos Aneis ou para o Sponge Bob. Além dos clássicos, as séries e filmes de plataformas de streaming vão ser alvo de procura e a app Setjetters ajuda a encontrar os cenários para ficar.