Espinho | Fotografia: Rita Afonso
Evasão

Espinho conquista no primeiro encontro e eu posso comprovar

Sempre que se fala em destinos de praia, automaticamente penso no sul do país. Mas foi bem mais a norte que encontrei o local que me surpreendeu.

Na minha cabeça, praia em Portugal é sinónimo de sul. Sendo oriunda de uma família nascida e criada no Baixo Alentejo e Algarve, nunca outro local me cativou para passar os dias mais quentes de primavera e verão, até hoje.

A convite da Solverde, fui conhecer Espinho, onde só tinha estado numa breve paragem há já vários anos, e fiquei agradavelmente surpreendida. Não só pela grande amabilidade de todos os que me receberam, mas sobretudo pela variedade de atividades e gastronomia que aquela cidade proporciona, mesmo ali junto às praias que, desde 1830, são procuradas pelo clima ameno e pelos areais extensos.

Mas comecemos pelo hotel, o Solverde Spa & Wellness Center, uma referência do Grande Porto e o único hotel 5 estrelas na região norte do país, localizado em frente ao mar.

Fica a dois minutos de Espinho e apenas a 15 minutos do Porto, com acesso direto à praia e uma magnífica vista que me deixou encantada ao primeiro olhar.

Mesmo com o tempo encoberto, deu para ver a imensidão do mar mesmo ali a poucos metros, bem como o grande passadiço de 12 quilómetros, que vai de Espinho a Gaia, e que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. Um passeio a não perder.

A piscina exterior aquecida convida a um mergulho até num dia de chuva, mas foi na zona da piscina interior e no Wellness Center, um dos mais completos e modernos do país, que aproveitei para relaxar e conhecer alguns tratamentos exclusivos. Bastou meia hora no circuito de hidroterapia seguida de uma exfoliação corporal com hidratação para me render às maravilhas do spa.

Mas falemos também de comida, que merece muito destaque nesta visita a Espinho. O tempo foi pouco para descobrir restaurantes locais, mas, ainda assim, provei saborosas iguarias da cozinha tradicional portuguesa no restaurante O Jardim, dentro da unidade hoteleira, onde também tomei um pequeno almoço tão completo que não só tinha crepes, como também panquecas. E como gosto de umas boas panquecas ao pequeno almoço!

E já que o assunto é gastronomia, é impossível não falar do famoso buffet de sexta-feira do Restaurante Baccará do Casino Espinho. Lá encontrei um showcooking de peixes e carnes, onde fazem no momento o bacalhau à Brás mais cremoso que comi nos últimos tempos, uma mesa de entradas, que vão dos salgadinhos aos mais variados mariscos, e uma área de doces e queijos. Depois do jantar, um espetáculo cheio de música e dança, de nome Fuego, que realmente vale a pena assistir. O melhor? Tudo isto por €52,50 por pessoa. Foi uma noite em cheio.

Mesmo com a presença de chuva, pude comprovar que Espinho é uma ótima sugestão para quem quer passar uns dias descontraídos junto ao mar, com vistas deslumbrantes, espaços de lazer muito diversificados e uma gastronomia de se tirar o chapéu.

Eu vou voltar, com toda a certeza. E tu, quando vais conhecer Espinho?

Design e Artes

Cinco dicas para uma casa sempre, mas sempre, organizada

Com crianças e animais a correr pela casa, ou simplesmente num dia a dia agitado, nem sempre é fácil manter tudo organizado. A não ser que sigas estas dicas.

Evasão