Mónaco
Evasão

Mónaco: onde não existe “overdressed”

Se há lugar no mundo onde se usam Louboutins para circular all around, como se fossem ténis, é Monte Carlo. Diria que é caso de estudo, porque se julgam que é fácil para alguém desfilar como se flutuasse em cima de saltos acima de 15 cms por mais de 10 metros enganem-se: mas não aqui!

No Mónaco, as mulheres podem caminhar com eles o dia todo sem pestanejar! Experimente passear pelas ruas que circundam o famoso hotel de Paris, e albergam as melhores marcas de luxo do mundo, e divirta-se com o espetáculo: os pés podem estar a latejar, mas o mulherio não perde a pose. É que aqui nunca se é magro, nem alto demais.

Talvez por isso o criador da famosa marca de sapatos de luxo tenha escolhido o principado para apresentar ao mundo a sua mais recente exposição "L'exhibitioniste", no Grimaldi Center. Na mesma, os visitantes podem encontrar os modelos mais icónicos e irreverentes da marca, expostos estrategicamente em salas “glamourosamente” desenhadas, que nos fazem ter a sensação de estar perante cenários da Broadway, em vez de numa simples exposição.

Foi precisamente com o mesmo espírito que Christian Louboutin idealizou, a convite do principado, a mise-en-scene do prestigiado Baile da Rosa, que aconteceu no mês passado, cujo registo claramente burlesco maravilhou quem por ali passou. Dizem, os que são habitués, que nunca a sala esteve tão espetacular como este ano. Eu digo que só ficou surpreendido quem desconhecia o génio criativo de Louboutin.

Mas nem só de saltos vertiginosos é feito o principado. Ainda menos no Verão, época em que tudo acontece e é difícil conseguir ficar um dia por casa, de tantas que são as solicitações. Das propostas mais simples, como uma sessão de cinema ao ar livre no comhecido Mónaco Open Air - em plena fortaleza, onde a vista é estonteante e se comem os piores, mas melhores, cachorros quentes do principado-,  ou um mergulho na nova Larvotto Plage - construída artificialmente para proporcionar aos residentes do Mónaco uma praia de areia branca com extensão-, aos drinks de fim-de-tarde no belíssimo La Vigie, spot ao ar livre com uma localização única que apenas abre no Verão, tal como o Coya, aos inúmeros espetáculos que acontecem um pouco por todo o principado – como é o caso dos concertos ao ar livre na Praça do Casino - a mais famosa de Monte Carlo -, ou os do Sporting Club, que no Verão são brindados com a abertura do gigante teto amovível que deixa o céu a descoberto; sem falar nas festas mais exclusivas, como foi o caso da apresentação da nova coleção da Channel no Monte Carlo Beach – onde os convidados ficavam sentados dentro das tradicionais tendas de praia do clube -, ou das festas temáticas no exclusivo Yatch Club.

Existem ainda os tradicionais fogos de artifício – onde as diversas representações diplomáticas dos países presentes no Mónaco competem para ver quem apresenta o fogo mais deslumbrante. Espetáculo que pode ser visto de terra - num dos muitos restaurantes ao ar livre com localização privilegiada, como o novo La Mome (famoso restaurante de Cannes)-, ou do mar, se resolverem sair de barco para não perderem pitada da competição (aqui sem Louboutins, claro está, que ninguém é parvo de tentar entrar num mega-iate calçado).

No Verão acontece igualmente o tradicional Baile da Cruz Vermelha, quase tão famoso como o da Rosa, como ainda os concertos de música da Orquestra Filarmónica do Mónaco, nos jardins do palácio dos Grimaldi, ou o Festival de Televisão de Monte Carlo. Com temperaturas de trinta graus, não deixem de experimentar uma noite animada no Jimmy’s que, nesta época, mantém uma programação intensa e reforçada de DJ’s de renome internacional.

E isto tudo, são só ideias do que pode fazer dentro do pequeno principado. Porque, se começar a explorar tudo o que tem à volta, do lado francês, a 10 minutos do Mónaco, de Cap d’Estel, a Eze, Beaulieu e Cap Ferrat, sem ir mais longe, ou do lado italiano, em algumas praias e hotéis que também oferecem programação, imaginem como pode ser cansativa, mas animada, a temporada.

Lembre-se que em Monte Carlo, nestas noites festivas de Verão, não existe a expressão overdressed. Tal como já perceberam que também não são in saltos baixos. Pelo que não se esqueça de incluir um pack extra de foot massage à sua viagem. Porque a festa aqui é “brava”!!!

Design e Artes

Uncouple: quando uma relação de 17 anos se evapora do dia para a noite

Ainda se lembram de “O Sexo e a Cidade”? É claro que sim. Agora pensem nesse formato, mas adaptado aos dias de hoje e com protagonistas LGBTQIA+. Uma receita de sucesso, arrisco a dizer.

Evasão