O novo ano está quase aí e a reputada revista de viagens Condé Nast Traveler já deu a conhecer os lugares no mundo que mantém debaixo de olho em 2025. Ho Chi Minh ou a Gronelândia são alguns dos locais que surgem agora no seu radar. Um dos destaques fica localizado na Europa, aqui bem perto, e é fácil de visitar desde Portugal.
O Vale de Ahr, na Alemanha, surge como um dos destinos mais interessantes da lista de 25 locais escolhidos. Em julho de 2021, esta região da Renânia foi destruída por enxurradas devastadoras, mas em 2025 mostra-se de cara lavada e repleta de projetos que canalizam o interesso do setor turístico.
O que torna o Vale de Ahr verdadeiramente especial é a forma como a comunidade local transformou a tragédia em oportunidade, destaca o artigo da Condé Nast Traveler. Com o slogan "We AHR open", a região convida agora os visitantes a experienciar uma viagem diferente. No final de 2025, um comboio percorrerá novamente o vale, ligando as aldeias através de uma linha férrea vinícola com 35 quilómetros, em que os visitantes poderão degustar os famosos Pinot Noir e Blanc de Noir da região.
Restaurantes como o Bells Genusshof, de Markus Bell, servem produtos locais num espaço singular. Não só a indústria dos vinhos renasceu neste vale. A gastronomia também, com restaurantes como o Brogsitter que recuperou as suas estrelas Michelin.
Cerca de 80% dos estabelecimentos já reabriram, menciona o artigo, ao mesmo tempo que novos boutique-hotéis como o Burg Adenbach e Alter Weinbau a juntarem-se a alojamentos históricos como o Steigenberger Hotel.
Mais do que um destino turístico, refere a Condé Nast Traveler, o Vale de Ahr convida os viajantes a serem testemunhas de uma comunidade que se reinventou depois de uma tragédia.