Comboio | Fotografia: Pexels
Evasão

Portugal - Singapura: a viagem de comboio mais longa do mundo começa aqui

Uma odisseia de mais de 18.700 kms que passa por 13 países e pode durar 21 dias. Atreves-te a embarcar nesta aventura?

A abertura de uma linha férrea de 414 quilómetros entre o Laos e a China, em dezembro de 2021, aumentou a distância da viagem de comboio mais longa do mundo.

Se antes podias partir da Estação da Campanhã, no Porto, e percorrer 17.000 kms até Hanói, no Vietname, hoje é possível sair de Lagos, no Algarve, e chegar à estação terminal da ilha soberana da República de Singapura, a 18.755kms de distância, cerca de 21 dias depois. Neste período estão incluídas algumas paragens para tratar de burocracias entre países e fazer as ligações entre comboios.

Mas porquê ir de comboio se se pode fazer a mesma viagem de avião em menos de 24 horas? Porque há algo de mágico nas viagens de comboio, que desperta aquele espírito de exploração, de aventura e de romantismo, como nenhum outro meio de transporte o faz, já para não falar que reduzi significativamente as emissões de carbono. 

Um voo só de ida de Lisboa para o aeroporto de Changi, em Singapura, emitiria cerca de 1,67 toneladas de equivalentes de CO2. Em comparação, fazer esta longa viagem de comboio emitiria cerca de 0,08 toneladas.

Mas voltemos ao roteiro. O ponto de partida poderá ser aquele que mais convém em termos geográficos, e poderá alterar em poucos kms a distância de que falamos, mas o mapa (hipotético) traçado por um utilizador do Reddit, com a ajuda do especialista ferroviário Mark Smith do seat61.com, começa em Lagos, no barlavento algarvio.

Se te baseares no mapa irás passar por 13 países diferentes, entre eles, Espanha, França, Polónia ou Bielorrússia e ainda Mongólia, China, Tailândia e Malásia, até chegares a Singapura. Para embarcar nesta aventura, certifica-te que a planeias com dedicação e organização. Informa-te bem sobre restrições que possam estar em vigor devido à extinta Covid-19 ou à guerra e verifica bem os preços porque podem variar consoante a altura do ano e a linha escolhida.

Coolhunting

De Viola Davis a Sara Sampaio: os melhores looks do segundo dia de Cannes

No segundo dia do Festival de Cinema de Cannes não faltaram os folhos, as saias dramáticas e muita cor. A destacar, os deslumbrantes vestidos de Sara Sampaio e de Viola Davis.

Evasão