Fotografia: Yescapa
Evasão

Um por mês: eis os melhores destinos para visitares de autocaravana

Portugal é um dos melhores destinos na Europa para se praticar o autocaravanismo e estes são os locais a visitar ao volante de uma autocaravana.

Depois de ter sido um dos segmentos turísticos com maior aumento de procura durante a pandemia, o autocaravanismo continua em alta e com potencial de crescimento nos próximos anos.

Se nunca experimentaste e queres começar já este ano, a Yescapa, plataforma intermediária líder no aluguer de autocaravanas e campervans na Europa, sugere diferentes locais para todos os meses.

Janeiro

A Serra da Estrela é o cenário ideal para um fim-de-semana em família no início do ano. Aproveita a neve, as paisagens deslumbrantes na montanha e as aldeias históricas. Se viajares de autocaravana até ao ponto mais alto de Portugal, podes pernoitar no Camping Car Serra da Estrela.

Fevereiro

Sintra é o sítio ideal para uma escapadela romântica no Dia dos Namorados. Nesta pérola do romantismo, aproveita para visitar o Jardim de Setais, o Palácio da Pena ou a Quinta da Regaleira, por exemplo. Encontrarás vários parques de campismo como o Parque Orbitur do Guincho, a ASA em Santa Susana, ou São João das Lampas.

Março

Todos os meses do ano são bons para visitar os Açores e descobrir os seus encantos repletos de beleza natural... de autocaravana. Aproveita este mês menos turístico e de temperaturas amenas para desfrutar das paisagens de cortar a respiração, das praias incríveis e das piscinas naturais na Ilha de S. Miguel. Poderás pernoitar nas Furnas - Parque Campismo, ou na Quinta das Laranjeiras – Parque Campismo Rural.

Abril

Sabias que a aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, foi escolhida para a megaprodução de House of the Dragon? Famosa antes de ser reconhecida como aldeia histórica em 1995, Monsanto tinha sido declarada como “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” em 1938. Um ícone da região que fica na memória para quem a visita. Poderás pernoitar no Parque De Campismo Municipal De Idanha-a-Nova.

Maio

Se pretendes fazer turismo religioso, aproveita para visitar Fátima e conhecer um dos santuários mais famosos do mundo, visitado por milhares de peregrinos. Sendo um local que recebe anualmente centenas de autocaravanistas, não faltarão locais para pernoitares na cidade.

Junho

Zona de grandes belezas naturais e paisagens de cortar o fôlego, Peniche conta ainda um vasto património histórico, cultural e religioso, além de ser conhecido como um dos melhores spots para se fazer surf na Europa. O concelho de Peniche oferece diversas formas de alojamento, entre os quais o Camping Peniche, onde são permitidas autocaravanas.

Julho

De Tróia a Odeceixe, a Costa Alentejana tem vários tesouros por descobrir. Explora as praias mais selvagens e escondidas e não te esqueças de aproveitar as experiências gastronómicas com produtos regionais, as fotografias do pôr-do-sol “instagramáveis”, os trilhos e os passeios a cavalo. Ao longo de todo o roteiro encontrarás locais autorizados para a pernoita em autocaravana.

Agosto

A Costa Algarvia tem praias e paisagens de uma beleza estonteante, além de ser um dos destinos em Portugal preferidos para a prática do autocaravanismo. Do barlavento ao sotavento, encontrarás vários locais para estacionar a autocaravana como o Parque de Autocaravanas nas Açoteias, o Parque Autocaravanas Manta Rota, o Camping Vale da Carrasqueira ou o Faro Campervan Park.

Setembro

O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, tendo sido inscrita na lista do Património Mundial da Unesco. Neste mês, a tradição das vindimas é a joia da coroa na zona classificada com cerca de 24.000 hectares e que inclui a área do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. Poderás pernoitar no Welcome Douro.

Outubro

Aveiro, cidade dos canais, combina a Ria e as suas áreas urbanas mais nobres, numa mistura única e bela entre a água e a terra. Aproveita para conhecer a cidade através dos canais e para fazer um passeio a pé, pelo conjunto de edifícios em estilo Arte Nova que distinguiram o  Município como a cidade-museu da Arte Nova em Portugal. Poderás ficar alojado no Parque de Campismo da Costa Nova.

Novembro

Guimarães, também conhecida como a “cidade berço”, onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, foi classificada Património Mundial pela Unesco. Se visitares a cidade no mês de novembro, poderás ficar a conhecer as festas dos estudantes de Guimarães, a decorrer durante todo o mês em honra de São Nicolau. Poderás ficar no Parque da Penha, a zona mais alta da cidade.

Dezembro

A região de Bragança oferece, por um lado, património e história e, por outro, paisagens de cortar a respiração. Visita o Parque Natural de Montesinho, repleto de biodiversidade. Durante este mês, poderás ainda acompanhar em algumas aldeias e visitar o “Festival dos Rapazes”, onde os rapazes solteiros são os atores privilegiados deste acontecimento pois são eles que preparam e fazem a festa, composta por rondas, missas, peditórios, bailes e loas. Sugerimos o Cepo Verde para um turismo em contacto com a natureza.

Design e Artes

Príncipe Harry larga a coroa, mas avista Emmy com livro polémico

Do palácio aos palcos dos Emmy Awards. Harry pode ser galardoado, após recorde de vendas das suas memórias.

Evasão