Reverse Running
Nécessaire

Afinal, para trás é o caminho e este exercício físico é a nova tendência

Há uma nova tendência de corrida com a qual perdemos mais 30% de calorias. Só temos de inverter as coisas.

A indústria do fitness está sempre desejosa de apresentar algo inovador, que funcione mais e que exija menos. Não é necessariamente uma novidade, mas é a mais recente tendência de fitness 2022: a reverse runing, ou corrida para trás, conhecida profissionalmente como corrida retro (um desporto legítimo) é o tema do momento.

Os analíticos mostram que recentemente houve um aumento de 50% nas pesquisas on-line por reverse running ou backward running. Porquê? TikTok é a resposta. Pois os vídeos #backwardsrunning foram vistos mais de 100.000 vezes nos últimos meses.

O livro de 2013 Backwards Running, escrito pelo especialista Robert K. Stevenson, afirma que "os benefícios desta corrida são tão eficazes que se devem tornar numa parte essencial do regime de condicionamento físico de todos os corredores".

Não é, portanto, novo e estão bem documentados os benefícios, por estudos científicos publicados por várias universidades. Quer na redução de lesões - porque há muito menos impacto do que na corrida em frente - quer na perda de gordura localizada - já que este treino queima mais 30% de calorias - quer ao nível do impacto na saúde mental.

Há quem corra maratonas para trás, mas acho que não precisamos de ir tão longe.

Como começar?

Intercalar as duas corridas ou até começar com a Reverse Running para aquecimento 3-4 minutos. Dizem os especialistas que, se adoptarmos esta corrida, devemos fazê-la duas a três vez por semana. Uma coisa é certa, as duas formas de corrida aliadas melhoram - e muito - a performance da corrida em geral.

Vantagens?

Melhor postura e maior tonificação das pernas. Para quem sofre de dores de costas, é ainda uma ótima forma de fortalecer a cadeia posterior e resolver este problema.

Talvez ainda seja importante falar no estranho que vai parecer de repente entrar no seu trajeto habitual e começar a correr para trás. Não duvidamos nem um bocadinho que vai ser motivo de grande interesse alheio, mas acreditamos que daqui a pouco tempo, muitos mais se juntarão.

Da minha parte, vou pelo menos dar uma hipótese, documentar e partilhar as sensações.

Boa corrida.

Evasão

Há música nos jardins de Oeiras e a entrada é livre

O parque urbano de Miraflores é o primeiro a acolher o evento de entrada livre, que se prolonga até ao fim do verão noutros jardins da cidade.

Nécessaire