Com os dias quentes a chegar, tudo o que nos apetece são refeições leves, bebidas frescas e, claro, fruta. E não há fruta que grite mais “verão” do que melancia e meloa. Frescas, hidratantes e doces, são a escolha perfeita para combater o calor. Mas há um detalhe que poucos reparam e que pode ser crucial: a forma como estes frutos são habitualmente vendidos.
Se costumas comprar melancia ou meloa já cortados ao meio ou em quartos no supermercado, talvez seja altura de repensar esse hábito. Segundo a nutricionista Duna Nicolau, esta prática representa um risco para a saúde.
Quando a polpa da fruta fica exposta, perde-se a proteção natural da casca, abrindo espaço para a contaminação por bactérias como salmonela, listeria ou Escherichia coli. O problema agrava-se quando essas fatias estão fora do frio, muitas vezes em temperatura ambiente, interrompendo a chamada “cadeia do frio”. Se uma peça de fruta aparentemente saudável se pode tornar um risco alimentar, mais vale investir na peça inteira e cortá-la em casa, com todas as condições de higiene e conservação necessárias.
Mas há mais: além dos frutos que não deves comprar já cortados, também partilhamos contigo alguns que não deves comprar verdes. Sim, estás a ler bem. Ao contrário do que muitos pensam, nem todas as frutas amadurecem depois de colhidas.
Segundo o Buena Vida, do El País, frutas como cerejas, romãs, citrinos (laranja, limão, toranja, lima…) e frutos vermelhos são exemplos de frutas não-climatéricas, ou seja, quando colhidas verdes, nunca chegam a amadurecer ou, por outras palavras, a atingir o sabor, a textura ou o aroma ideais, apenas apodrecem com o tempo.
Já frutas como manga, pêssego, banana, abacate ou papaia continuam a amadurecer mesmo depois de colhidas e podem, aí sim, ser compradas um pouco mais verdes.
Em resumo? Para saborear fruta fresca, saborosa e em segurança, o truque está em escolher bem: fruta inteira e evitar fruta não-climatérica que não esteja já madura no supermercado. Deixamos-te na galeria de imagens estes mesmos frutos que deves ter atenção na próximas ida ao supermercado.