IKEA
Design e Artes

Inspirador, design democrático e entretenimento. Este é o cartaz do Festival IKEA

Exlcusivo Versa _ Fomos ao evento da marca sueca em Milão conhecer o futuro das nossas casas.

Inserido na semana de design de Milão, o Ikea organiza na cidade o IKEA Festival, ou seja, uma semana de eventos, experiências e sim também com música, e com que quer ilustrar o futuro do design, explorando a forma como tem evoluído a relação entre as pessoas e as suas casas e provar que é possível criar uma vida melhor.

Um regresso depois do Cóvid que entusiasma a marca: “É muito inspirador estar de volta e ver o que se anda a fazer neste mercado, mesmo que em outras categorias. Temos muitos novos produtos, há muita coisa a acontecer, estamos muito focados naquilo que é o retalho do futuro” começa por explicar à VERSA Marcus Engman, diretor criativo do Ingka Group. E acrescenta: “As nossas casas já não são apenas espaços físicos, mas sim a continuação daquilo que nós somos ou queremos ser, são espaços emocionais, que dizem o que somos, o que gostamos” acrescenta.

Cada vez mais focados nas pessoas – “as pessoas foram sempre o core do nosso negócio”, o criativo explica como estão à procura de novas formas de engage com os seus clientes: “Antigamente uma marca chegava a um sitio e impunha-se, mas agora o que procuramos é pôr, por exemplo, Milão no Ikea, ou seja, as nossas lojas vão ter muito mais a ver com os lugares onde vamos atuar, conhecer bem as pessoas porque só assim seremos relevantes”.

Com estratégias bem definidas para os diferentes canais, Marcus Engman refere que neste pós-cóvid o retalho físico volta a ter grande importância, e brinca: “Porque chegamos ao Ikea e comemos uma salsicha? Porque sentimentos o sabor Ikea e isso não é possível no digital”.

De necessidades mais funcionais para emocionais, é assim que o Ikea vê o futuro das nossas vidas e das nossas casas, que voltam a ser um ponto de socialização e cada vez mais humanizado. “Temos de pensar que o futuro da casa está sempre em mudança, a casa não é estática, é um target em movimento tal como as pessoas e hoje o que sentimos é que as pessoas procuram um significado nas suas casas, que seja um lugar onde são eles próprias e onde encontram segurança” acrescenta Fredrika Inger, responsável global de gama do IKEA.

 

Gourmet

Taberna dos Ferreiros: o restaurante que já conquistou os portugueses

Gostamos do novo, moderno e futurista, mas não escondemos o entusiasmo pelo rústico, tradicional e bem português que tão bem se apresenta na Taberna dos Ferreiros.

Design e Artes