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Precisas de mais energia? Estes alimentos podem ser a tua salvação

Sentes cansaço ou falta-te energia? A Versa foi procurar os alimentos que te podem ajudar.

Não sabemos se é das constantes notícias desanimadoras ou do tempo frio, mas sentimos que nos falta energia para enfrentar a azáfama do dia a dia. E uma coisa é certa: tudo fica mais fácil quando temos energia e alguns alimentos podem mesmo ajudar a combater o cansaço.

Mas atenção, os nossos snacks favoritos podem não fazer parte desta lista. Estudos, como o da Universidade da Califórnia, indicam que consumir regularmente gorduras saturadas e açúcares adicionados está relacionado a maiores sentimentos de ansiedade e de depressão em adultos.

Portanto, vamos optar por alimentos ricos em nutrientes que realmente nos aumentem os níveis de energia, como é o caso de algumas sugestões da publicação Marie Claire.

1.    Bananas

Contém fibras, potássio, magnésio e fósforo e é uma das frutas mais consumidas pelos atletas. A presença de três tipos diferentes de açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) fazem com que seja uma ótima fonte de energia para o organismo, fornecendo cerca de 90 calorias a cada 100 gramas. Se lhe quiseres dar aquele toque extra, experimenta mergulhá-la em chocolate preto derretido e levá-la ao congelador. Vais ter aqui um lanche delicioso.

2.    Iogurte grego

É rico em proteínas, vitamina B12, ácido fólico e minerais como o cálcio, o potássio e o fósforo. Por ter quase 3 vezes mais proteínas do que o iogurte tradicional, ajuda a controlar o apetite. Também é fonte de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. Para os vegan, já existem versões à base de plantas com probióticos, mas certifica-te que são fortificados.

3. Grãos integrais

Fornecem fibras, vitaminas B, vitamina A, vitamina E, fósforo e selénio. Ainda atuam como transportadores das fontes de proteína para o cérebro. Fornecem dois tipos de energia: uma mais imediata, garantida pelos açúcares simples (que contribuem para a obtenção da energia necessária para começar o dia), e uma mais lenta e progressiva, assegurada pela digestão dos hidratos de carbono complexos (amido), que vão sendo digeridos de forma progressiva, libertando gradualmente energia.

3.    Bróculos e/ou tofu

Os bróculos são ricos em proteínas, fibras, cálcio, ferro, magnésio e potássio. E ainda conta com vitaminas A, C, E e K e atua na melhoria dos processos cognitivos e cerebrais devido à presença de ácido fólico na sua composição. Já o tofu é uma boa fonte de proteínas e contém os oito aminoácidos essenciais. É uma boa fonte de ferro, um nutriente essencial para a produção dos glóbulos vermelhos, para o transporte do oxigénio para as células do corpo e, consequentemente, para a produção de mais energia.

5. Água

Não é um alimento, mas é essencial para mantermos a nossa energia. No inverno, sobretudo, é mais difícil manter um certo nível de hidratação, mas a água afeta o desempenho, o humor, a concentração e a capacidade de nos focarmos nas tarefas. A recomendação atual para adultos é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia, mas também pode depender de cada organismo.

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