Ano Novo | Fotografia: Pexels
Gourmet

Cinco tradições de Ano Novo de todo o mundo para levar para a mesa

Celebra a chegada do Ano Novo com tradições de outros países.

Para quem o fogo de artifício importa, ruma à Madeira. Quem é de superstições, veste cuecas da cor que corresponde ao maior desejo. Já quem gosta de inovar nos costumes, pode adotar as tradições que se praticam por todo o mundo.  

Desde as formas redondas aos soba noodles, lá fora a celebração vai além de bater com tampas de panelas na varanda ou de saltar de uma cadeira com o pé direito. 

1. Filipinas 

Para atrair a sorte ainda antes de o ano começar, nas Filipinas a última refeição tem de ter formas redondas, no fundo, a mesma das moedas. A ideia é atrair saúde e boa sorte para o ano que se aproxima. 

2. Países Baixos

Oliebollen são umas pequenas bolas fritas recheadas com passas e cobertas com açúcar em pó (estilo sonhos) que se comem na noite de fim de ano. Apesar de serem especiais neste dia, encontram-se o ano todo em bancas de rua.  

3. Áustria e Alemanha 

Na Áustria, a noite de fim de ano (ou Sylvesterabend ou noite de São Silvestre) é regada com vinho com especiarias e celebrada com pequenos porcos feitos de massapão, chamados Marzipanschwein. Já na Alemanha, os mesmo porcos decoram as mesas e são símbolo de fartura, fertilidade e riqueza. 

4. Estados Unidos 

Vivemos tempos difíceis a nível financeiro, pelo que a tradição de Ano Novo dos Estados Unidos vem mesmo a calhar. Na noite em que se celebra a chegada de um novo ano, os americanos comem feijão frade para atrair boas energias.  

5. Japão   

Desde o século XVII que na última noite do ano no Japão comem-se soba noodles, fios longos de trigo sarraceno que representam a longevidade e prosperidade.  

Nécessaire

De nada valem os cremes antirrugas, se não fizeres isto

Hidratar, hidratar, hidratar. Deves ter este verbo como um mandamento para o dia a dia pelo bem da tua pele, que não se hidrata só por fora.

Gourmet