É quase impossível não encontrar uma lata de atum na despensa de um português. Trata-se de um alimento muito apreciado, versátil, simples e, na maioria das vezes, económico. Por isso, no Dia Mundial do Atum, a 2 de maio, fizemos questão de falar com Magda Roma, uma nutricionista, sobre os benefícios para a saúde e para a pele de comer este alimento tão popular.
Existem formas muito diferentes de consumir atum. Há quem prefira fresco e outros pela comodidade, e o preço, apostam nas versões enlatadas conservadas em óleo vegetal, azeite e água. Quais são as maiores diferenças? Segundo a nutricionista, "enquanto que o atum em lata ao natural e em posta apresentam um valor calórico semelhante de 130kcal por 100 gramas de produto (peso escorrido), o atum em óleo e em azeite apresentam um valor aproximado de 230kcal e 220kcal respetivamente na mesma quantidade".
Já no que diz respeito "a vitaminas e alguns minerais, estes são semelhantes, sentindo-se mais diferença na constituição das gorduras devido ao óleo ou azeite utilizado quando comparado com o atum em posta ou em conserva ao natural", acrescenta a especialista.
Qual a forma mais saudável de comer atum?
"Depende do ponto de vista", diz a nutricionista. Por exemplo, se quisermos avaliar pelas calorias, "o atum em conserva ao natural e o atum em posta terão menor do que os conservados com gordura". Também explica que o atum fresco recomenda-se, normalmente, a quem está mais interessado nas propriedades anti-inflamatórias do peixe, rico em ómegas. Além disso, se analisares a constituição em sódio consegues perceber que "o atum em posta fresca apresenta menor quantidade comparativamente com os restantes".
Quando comprares atum fresco deves certificar-te de que escolhes uma posta fina para que "seja cozinhado convenientemente no seu interior". Pode assar ou grelhar este peixe, contudo, caso seja grelhado "não deve ficar queimado à superfície de forma a evitar a formação de compostos como as acrilamida".
É ainda importante mencionar que o atum conservado em água pode levar a uma "maior corrosão eletroquímica do metal enquanto a gordura tende a proteger o metal da corrosão", mas, atenção, "as latas de conserva modernas são projetadas para resistir à corrosão durante o prazo de validade do produto, desde que armazenadas corretamente e não danificadas".
Quais são os benefícios estéticos e para a saúde do atum?
De acordo com a especialista, "o atum apresenta diversos benefícios do ponto de vista cardiovascular, mental e fortalecimento do sistema imunitário".
Também pode contribuir para "uma pele mais saudável, hidratada e com menos inflamação devido à presença de nutrientes como o ómega-3, proteínas, selénio e vitaminas do complexo B". É, no entanto, "importante lembrar que a saúde da pele depende de uma dieta equilibrada e de outros hábitos de vida saudáveis".
Deixa ainda um aviso: "não devemos esquecer que o atum pode conter mercurio, um contaminante que pode estar associado a diversas patologias, assim devemos consumi-lo com mas com moderação", um conselho importante para grávidas que, segundo a nutrcionista, nem devem consumir este alimento.