Portugal é conhecido pela dieta mediterrânica, considerada a A Melhor Dieta para 2024 pelo US News & World Report, e inclui um ingrediente que acaba de ser classificado como o melhor do mundo.
Falamos do azeite português, que em 2022 viu 98% da produção final a ser classificada como Virgem ou Virgem Extra, colocando assim Portugal no mapa como o país que produz o azeite com melhor qualidade do mundo, segundo o estudo "Olivicultura: O motor da (r)evolução agrícola nacional", desenvolvido pelo consórcio Consulai e Juan Vilar Consultores Estratégicos para a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal – OLIVUM.
Apesar de ser um bem-essencial, o azeite tornou-se um luxo depois de sucessivos aumentos com a inflação, pelo que vem a calhar na época de saldos da Mercadona, que não esqueceu este produto de excelência nacional (sim, porque apesar de ser uma cadeia espanhola, as lojas da Mercadona em Portugal vendem azeite 100% português).
O azeite é apenas um dos mais de mil produtos que fazem parte da nova redução de preços da Mercadona (que se junta à de fevereiro), com o objetivo proporcionar aos clientes uma poupança na ordem dos €150 por ano no carrinho de compras.
Os produtos selecionados para a redução estão assinalados com uma etiqueta amarela que indica o novo preço e além do azeite (para referência, uma garrafa de 750 ml custa a partir de €5,80) estão outros bens essenciais, como o pão e a massa.
Para escolheres um dos melhores do melhor azeite do mundo, só tens de seguir este guia que te ensina a analisar o rótulo de uma garrafa de azeite.