Beatles a beberem café | Fotografia: Fox photoa /Getty Images
Gourmet

Bebes café várias vezes ao dia? Eis o que faz ao teu cérebro

Beber uma chávena de café por dia traz benefícios ao cérebro, e existem três estudos que o comprovam.

Existem inúmeros estudos sobre o café e o seu impacto na nossa energia, incluindo discussões sobre se a sensação de energia que proporciona é, afinal de contas, apenas um efeito placebo. Pode ser que sim, mas uma coisa é inegável: o café tem uma influência na atividade cognitiva. E não são apenas um ou dois, mas três estudos que o demonstram.

Um desses estudos, datado de 2007, focou-se numa amostra masculina e revelou que o consumo de café (idealmente três chávenas por dia) pode reduzir o declínio da atividade cognitiva.

Outro estudo mais recente, conduzido pela Universidade do Minho, em Portugal, concluiu que o consumo de cafeína provoca, de facto, alterações no funcionamento do cérebro, destacando-se o seu impacto positivo em funções que requerem atenção ou em tarefas práticas.

Além disso, há um estudo adicional, realizado em animais, que sugere dois benefícios adicionais do consumo de cafeína: "reduzir os défices motores e cognitivos associados ao envelhecimento". Este estudo também indica que o consumo de cerca de três chávenas de café por dia pode melhorar o desempenho da memória.

Coolhunting

Esta é a cor de 2024 e parece que a Birkenstock descobriu

Inês Teixeira

Melhor do que estar fresco confortável no verão, é poder usar as sandálias deste ano na cor certa. A Birkenstock tornou isso possível.

Gourmet