Chocolate. Fotografia: D.R.
Gourmet

Chocolate, uma forma de fazer exercício e a terapia de 2022

Ambrósio, apetecia-me tomar algo: chocolate e uma boa dose de saúde física e mental.

Sou mais fã de chocolate do que de exercício físico, o que me parece ser razoável. O contrário fica para os extraterrestres deste mundo que se dizem felizes a comer bolachas de arroz sem sabor e a treinar todos os dias. As boas notícias chegaram para as pessoas como eu – vamos poder manter a forma, mas a comer um Ferrero Rocher. Se calhar, não é bem um ferrero, mas certamente tem chocolate.

Esta técnica de que vou falar não acaba de ser inventada, mas tem vindo a ganhar adesão nos últimos anos e 2022 parece ser o ano para quem procura novas formas de autoconhecimento, numa perspetiva espiritual.  Trata-se de meditação através do chocolate, tendo a saúde mental como foco principal. É o caso de um conhecido projeto nos Estados Unidos, na Plant Academy, onde diferentes chocolates são usados na prática meditativa, para experienciar vários estados de humor: relaxamento, equilíbrio, foco e calma. No fundo, aqui o exercício da mente é espelho do físico.

Neste programa, os relatos de quem nele participa falam-nos de bebidas de chocolate gelado de avelã, com CBD [substância canabidiol, da cannabis], grãos de cacau torrados, com estimulantes naturais como a cafeína e teobromina, entre outros. Ou seja, como eu tinha dito no início, não falamos de ferrero roche, mas do melhor que há no chocolate – os seus benefícios.

Nécessaire

Filtros de Instagram: os impactos psicológicos são reais, explica especialista

Será que a busca desenfreada pela perfeição vai ter um fim?

Gourmet