Pedaços de Cacau | Fotografia: D.R.
Gourmet

Trufa com ouro ou bombom de azeite? São Pedaços de Cacau difíceis de resistir

Na Pedaços de Cacau um chocolate não é só um chocolate. Pode ter recheio de queijo ou azeite ou até espumante com ouro, criatividade várias vezes premiada e que celebra uma década.

As combinações menos óbvias podem mesmo acontecer e a chocolataria portuguesa Pedaços de Cacau é um bom exemplo disso, há dez anos.  

A marca foi criada por Raquel Lima, formada em Engenharia Florestal, antes de se atirar profissionalmente aos chocolates, aliando os dois mundos que a apaixonam desde pequena: o chocolate que desperta "sabores de infância, das vindas dos tios de França a Portugal, que eram sempre marcadas por novos bombons de chocolate para provar", e a natureza, que percebeu que tinha de fazer parte da sua vida depois de entrar aos 6 anos nos escuteiros. Hoje em dia, ambos coexistem na vida de Raquel e têm mais em comum dos que se possa imaginar.

“O meu mindset diário continua a ser da Engenheira Florestal, o que é ótimo, porque isso se reflete em muitos procedimentos, nomeadamente na gestão de desperdício na nossa produção”, diz a fundadora da Pedaços de Cacau à VERSA.  

O chocolate tornou-se mais forte na vida Raquel Lima assim que percebeu o potencial das suas criações quando no Natal de 2012 fez bombons para oferecer, que arrancaram elogios e a incentivaram a realizar formações de chocolataria. Do hobbie à empresa foi um instante, largando assim a engenharia florestal após mais de 30 anos a trabalhar na área.

Em 2024 a marca Pedaços de Cacau completa 10 anos, marcados por 23 prémios nacionais e internacionais e vários momentos doces proporcionados. Para celebrar Raquel Lima quis regressar às origens, a natureza, num evento que contou com degustação de chocolates artesanais harmonizados com produtos que fizessem lembrar os quatro elementos: ar, fogo, água e terra.  

Do elemento terra elegeu vinho verde da Quinta de Monforte, da água as infusões biológicas da Maestoso, do fogo as compotas e licores produzidos pela Casa de Encosturas e do ar a Cerveja Vadia.  

Combinações improváveis? Sim, mas não podiam resultar melhor.

Chocolate com cerveja? Aprende a provar 

Chocolate com vinho já não é tão incomum, mas chocolate com cerveja é ainda uma prática que suscita curiosidade. No entanto, a natureza da Pedaços de Cacau manda provar.  

Para desfrutar do processo, é preciso gostar verdadeiramente de chocolate e de cerveja e, depois sim, fazer as escolhas acertadas.  

“Com a cerveja deve ter-se em atenção os três tipos de combinação entre bebidas e alimentos: o contraste, semelhança e corte. Por exemplo, se quisermos harmonizar cervejas mais frutadas por ação de semelhança, devemos comer um chocolate que tenha um recheio mais doce, como Bombons ou Drageias. Já se for por contraste, devemos combinar com um chocolate com maior percentagem de cacau”, explica a mestre chocolateira.  

Quem gosta de desafiar-se pode ir ainda mais além, já que na primeira 6.ª feira de cada mês a Pedaços de Cacau organiza o “Pedaços & Sentidos”, evento gratuito de harmonização de chocolate, que já contou com kombuchas, espumantes, sidras e até mesmo queijos.  

 

10 anos, 23 prémios e 1 novidade 

Os números são claros: uma década de Pedaços de Cacau foi tempo suficiente para ganhar espaço e reconhecimento no mercado e nem mesmo os anos ou as conquistas fizeram a marca estagnar e a prova é que acaba de lançar uma novidade. Mas já lá vamos. 

Ao longo destes 10 anos os bombons com os mais diferentes sabores – de chocolate negro artesanal (mínimo 54% de cacau) com recheio de laranja, frutos silvestres ou avelã – foram conquistando clientes e mais de 20 prémios, entre eles a distinção no Great Taste Awards, uma das mais prestigiadas competições do mundo.   

“Ao mesmo tempo que ganhar um prémio em provas cegas nos dá um reconhecimento muito grande do nosso trabalho, também nos traz uma grande responsabilidade. E aqui na equipa, sentimos que – a cada vitória – ganhamos mais vontade de continuar a trabalhar para inovar e surpreender e, prova disso, são os Bombons de Manjerico, as drageias de maracujá ou até mesmo a tablete de malagueta e flor de sal”, refere Raquel Lima.  

A criatividade de Raquel nunca se esgota e se já não bastavam Bombons de Manjerico ou aqueles que dá a provar numa caixa de 25 bombons gourmet, com recheios como mel com ouro, vinho do Porto ou até queijo ou azeite, faltava mais um elemento na gama: as trufas

"Consegui concretizar um lançamento com que sonhava há muito tempo: as primeiras trufas de chocolate da marca, feitas com recheios diferenciadores, como é o caso de espumante com ouro e caramelo com chocolate crocante e sal dos Himalaias”, enumera Raquel Lima. 

Conta que levou vários anos a aperfeiçoar a receita, mas finalmente chegou ao resultado que pretendia, com recheios frescos e naturais.  

Apesar de não esquecer as suas origens ligadas à natureza, o chocolate corre no sangue de Raquel, ao qual promete dedicar-se por mais décadas.  

“Para o futuro, pretendo que a Pedaços de Cacau continue a oferecer momentos inesquecíveis sob a forma de chocolate. Que continue a unir apreciadores desta maravilha que a natureza nos dá e a mostrar-lhes que a vida é melhor quando fazemos (e comemos) aquilo de que gostamos”, reflete.  

Criar, inovar e trabalhar são os verbos que regem os próximos anos da Pedaços de Cacau, que, no que depender de Raquel, conseguirá internacionalizar-se.  

Para provar um pedaço deste projeto de chocolataria portuguesa, é colocar no GPS a morada (Rua da Junqueira de Baixo, Vila Nova de Gaia) ou aceder ao site para proceder à encomenda de um mimo próprio ou de um doce presente de Natal, como a Caixa de Bombons à Medida, que permite escolher o recheio de cada um dos quatro bombons de chocolate negro, ou as novas trufas

Design e Artes

O presente mais original está no Lidl por menos de 8 euros

Esquece a roupa, os conjuntos de chá, as experiências caras. O presente ideal deste Natal (e talvez o mais original) pode estar nesta novidade do Lidl.

Gourmet