No ínicio do mês de fevereiro, o chef Henrique Sá Pessoa apresentou a nova carta Costa a Costa no seu restaurante Alma, com duas estrelas Michelin. A Versa marcou presença à mesa, experimentou e aprovou as novidades.
O chef juntou a "melhor equipa de sala de sempre” e deu liberdade ao diretor de sala, Duarte Coelho, para por em prática a ideia de servir mais do que apenas vinho. Nasceu, assim, uma carta de cocktails cheia de portugalidade e multiculturalidade.
“O conceito do Alma é comida e vinho, mas queremos que, quando um cliente pede um cocktail, seja um cocktail com qualidade e não apenas um copo com bebidas misturadas no qual se esquece o equilíbrio, e aqui o Fernão [bartender ao comando do Bar do Alma] teve um papel importantissimo”, explica-nos Duarte Coelho.
A inspiração para esta carta vem dos próprios clientes. “Mais de 90% dos nossos clientes não são portugueses, por isso, agarrámos no lado da portugalidade e da multiculturalidade e todos os cocktails apresentados na nossa carta tem um espírito base português e todos se chamam alma, mas em línguas diferentes”, continua.
Já Fernão Gonçalves explica que a ideia destas composições foi a de fugir ao tradicional e criar "cocktails fáceis de fazer e de serem percebidos".
Nesta apresentação, pudemos experimentar o Arima (basco), um cocktail bem forte com vodka, vermute e espuma de azeitona (16€), e o Alma (português) com licor de ginja, lima, refrigerante e flores comestíveis (14€). Impossível ignorar o maravilhoso pormenor da pedra de gelo aparada com o “A” decalcado.
A carta inclui ainda o Âme (francês), o Anima (italiano) e o Tamashi (japonês), que ficaram por experimentar.
Estes cocktails são servidos unicamente em reservas de almoço e jantar.