Fotografia: Adobe Stock
Gourmet

A que sabe a comida peruana com toque Michelin? Descobre no Qosqo

O chef Roberto Sihuay, à frente de um restaurante com estrela Michelin, vai apresentar um menu de degustação no Qosqo, em Lisboa. Anota as datas.

A rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa, é um bom exemplo das viagens pelo mundo que é possível fazer numa só cidade. Também conhecida como rua azul, aqui encontra-se o que é tradicional português n’ A Gaiola, os sabores do Japão no novo PinQ Sushi e a gastronomia do Peru no Qosqo. 

O Qosqo é o mais antigo restaurante peruano em Lisboa e já lá vão dez anos de uma casa que dá a conhecer a turistas e a portugueses que gastronomia é esta. Mas em breve vai ser possível prová-la ao mais alto nível.  

Nos dias 24 e 25 de novembro, o Qosqo recebe o chef Roberto Sihuay, que é proprietário do restaurante de cozinha peruana gourmet, o Ibiza Canalla, em Ibiza, e está à frente do Lima London, peruano com uma estrela Michelin.  

No dia a dia, o Qosqo serve uma cozinha autêntica, que se nota pela simplicidade do ceviche, temperado somente com leite de tigre de ají amarillo (espécie de pimenta típica do Peru) para fazer sobressair o peixe branco fresco, mas para o evento com o chef a ementa é especial. 

Será servido um menu de degustação composto por vários momentos, desde o welcome drink — obviamente um pisco sour, uma das bebidas mais típicas no Peru — até às sobremesas (sim, no plural).  

Estão garantidas ostras, fatias finas de atum com leite tigre, carne de vaca confitada lentamente durante 15 horas e servida com puré de banana assada e ainda mousse de lucuma com chocolate e ceviche de frutos secos — iguarías que podes ver na galeria. 

Durante dois dias, a gastronomia peruana do Qosqo vai apresentar-se de forma requintada no espaço cheio de cor graças ao painel pintado por Tiago Albuquerque. 

E a essência peruana faz-se sentir na comida e também nas bebidas, como o Gin Amazónico Peruano, que vem diretamente do Peru para a Baixa lisboeta e é uma total surpresa de sabor e aromas.  

O menu de degustação custa €37,50 por pessoa, sem bebidas, ou €59,50 com cocktail, gin e pairing de vinhos. A reserva pode ser efetuada através do telefone (212 418 058).

Nécessaire

Se Kim Kardashian voltou à unha francesa, tu também podes voltar

A tradicional unha francesa deu lugar a uma versão mais arrojada, multifacetada e colorida. Vê estas sugestões para a tua próxima ida à manicure.

Gourmet