Reprodução filme "Comer, Orar e Amar"
Gourmet

É possível viver sem entregas ao domicílio? Estas receitas vencem a Uber Eats

Um smartphone sem apps de delivery é uma raridade, mas existe e até corre bem.

Imaginem o que é uma pessoa viver e trabalhar em Lisboa e não ter uma única app de entregas, seja Uber Eats, Bolt FoodGlovo ou demais plataformas que chegam com comida pronta a casa. Eu sou uma dessas pessoas e não pretendo mudar. Para mim, encomendar comida para casa nunca é uma opção por vários motivos: 

- Adoro cozinhar; 

- O meu guilty pleasure é um copo de vinho, queijos e tostas compradas no supermercado, acompanhadas de uma compota comprada numa feira de fim de semana (Lisboa também tem destas coisas que não vêm à porta, mas acontecem junto a ela); 

- Tenho sempre comida em casa, nem que seja um tupperware de uma refeição já pronta no congelador, que, em minutos, está a fumegar no prato.  

Assumo que já consumi comida que se requisita numa aplicação, mas foi tudo responsabilidade dos anfritriões do jantar que, pela simplicidade do prato, se o tivessem colocado na mesa minutos antes de eu chegar, é provável que nem desconfiasse que não tinha sido mérito próprio (e quem diz comida de delivery, diz de takeaway).  

 

Mesmo para momentos em que o tempo escasseia, tenho sempre uma receita à mão (original ou inspirada numa outra). São sempre fáceis, com poucos ingredientes e para resultados em minutos. Poupo dinheiro e como melhor.

Eis 4 receitas que te podem converter:

Risotto de espinafres (duas porções)  

Ingredientes:

- Um saco de 170 gramas
- 2 triângulos de queijo fundido 
- 1 chávena de arroz de risotto 
- 1 cebola 
- 1 dente de alho 
- Azeite 
- Sal, pimenta 

Modo de preparação:

Coze os espinafres num tacho para fazer o caldo. Reserva.  

Noutro tacho, refoga o azeite, a cebola e o alho. Assim que a cebola ficar translúcida, coloca o arroz e envolve durante cerca de um minuto. Acrescenta depois duas conchas de sopa do caldo dos espinafres, os triângulos de queijo, o sal e a pimenta.  

Envolve tudo e nunca pares de mexer. Vai acrescentando caldo aos poucos e, quando o arroz estiver quase pronto, acrescenta os espinafres. Continua sempre a mexer, vai acrescentando mais caldo sempre que necessário e assim que o arroz estiver al dente e o risotto com uma textura cremosa, desliga o lume e serve.  

Lentilhas com ovos escalfados (duas porções) 

Ingredientes:

- 1 chávena de lentilhas verdes 
- Dois ovos 
- Uma lata de tomate pelado 
- 1 cebola 
- 1 dente de alho  
- Azeite 
- Sal, pimenta 
- Coentros 

Modo de preparação:

Faz um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Coloca depois o tomate, o sal, as lentilhas e a água (duas chávenas de água por cada chávena de lentilhas). Quando estiverem cozidas, coloca os ovos, tapa o tacho e deixa-os escalfar durante cerca de três minutos. No fim, coloca coentros, deixa apurar mais dois minutos e serve.

One pot pasta 

Ingredientes:

- 100 gramas de massa 
- 150 gramas de cebola
- 150 gramas de tomate
- 400 ml de natas de aveia
- 200 gramas de espinafres
- Queijo (opcional)
- Sal, azeite e temperos

Modo de preparação:

Coloca todos os ingredientes numa frigideira, envolve-os e tapa. Enquanto cozinham, mexe algumas vezes e assim que a massa estiver al dente, serve. 

Queijo e vinho 

Ingredientes:

- 1 queijo feta 
- Tomates cereja 
- Azeite 
- Orégãos 
- Tostas 

Modo de preparação:

Num tabuleiro de ir ao forno, coloca azeite, um bloco de queijo feita, tomates cereja cortados em metades, um ramo de orégãos e leva ao forno. Assim que o queijo estiver tostado nas bordas, retira, serve com tostas e com um copo de vinho.  

Design e Artes

Estas são as fotografias de vida selvagem mais cómicas do mundo

Esta quinta-feira, foram conhecidas as 40 imagens finalistas do prémio Comedy Wildlife Photography Awards. Os vencedores são anunciados a 8 de dezembro.

Gourmet