Queijo de São Jorge DOP
Gourmet

Celebra o Queijo de São Jorge DOP: são dez dias de pratos originais

Chefs nacionais vão criar novas receitas para celebrar, de 20 a 29 de janeiro, um produto exclusivamente nacional e único no mundo: o queijo de São Jorge DOP.

Com início a 20 de janeiro e até dia 29 do mesmo mês, a iniciativa nacional “À Roda do Queijo de São Jorge DOP”, promovida pela Uniqueijo e pela LactAçores, reúne mais de 20 chefs e restaurantes portugueses para celebrar este produto.

Durante 10 dias seguidos, de sexta a domingo, os chefs vão trabalhar as diferentes curas - 7, 12 e 24 meses - e apresentar nos seus menus pratos originais, assim como tábuas de queijos que apresentam o produto no seu estado original.

Na zona de Lisboa, fazem parte da iniciativa os restaurantes Fogo, Oitto, Prado, Pica-Pau, Solar dos Presuntos e Tasca da Esquina. No Porto, juntam-se ainda os restaurantes Almeja, Apego e Oficina.

Já no Ribatejo, a ação conta com o restaurante Ó Balcão e, no Alentejo, com a Gadanha Mercearia e o restaurante Palma do Torre Palma Wine Hotel.

Na Madeira, aderiram o Kampo e Já Fui Jaquet e, nos Açores, com os restaurantes Sabores Sopranos (São Jorge), O Petisca (Pico), Magma e Taberna Saca-Rolhas (São Miguel), Q.B. (Terceira) e Cantina da Praça (Faial).

O Queijo São Jorge DOP, reconhecido a nível nacional e internacional, é produzido em exclusivo na ilha de São Jorge há mais de 500 anos, desde a sua descoberta em meados do século XV. É feito a partir de leite de vaca cru, coalho e sal, apresentando um aroma forte e sabor ligeiramente picante. Tem um teor de gordura de 36% e as curas variam entre 3 e 36 meses.

As características distintas do queijo São Jorge DOP resultam das condições edafoclimáticas únicas desta ilha, que originam pastagens de culturas variadas, resultando num queijo de qualidade superior.

Coolhunting

Colar icónico da Princesa Diana pertence agora a outro tipo de realeza

A joia que foi desenhada na década de 1920 e usada pela Princesa Diana numa gala de caridade em 1987 tem novo dono.

Gourmet