Há acidentes que, mais do que um final feliz, têm um final guloso e foi precisamente o que aconteceu com um dos gelados mais famosos do mundo.
Sabes os gelados de gelo em stick, também chamados de picolé ou ice pop, feitos à base de água e fruta ou uma bebida doce? Foram inventados, acidentalmente, por uma criança de 11 anos, mais precisamente Frank Epperson.
Estamos em São Francisco, Califórnia, e decorre o ano de 1905. Depois de um dia de brincadeira, Frank esquece-se de um copo de refrigerante misturado com água e uma palhinha na rua e eis que durante a noite a mistura congela. No dia seguinte, decide provar e percebe que de um esquecimento acabara de criar algo guloso.
Deu-lhe nome, Epsicle, e passou a fazer deste gelado um pequeno negócio de verão, que vendia às outras crianças na Neptune Beach. À medida que cresceu, Frank Epperson viu potencial na sua criação e chegou mesmo a patentear a marca Epsicle em 1924, que mais tarde os filhos queriam chamar de Pop's 'Sicle ou Popsicle.
A história não fica por aqui e tem um outro capítulo, infelizmente, por consequência do declínio do negócio. No final dos anos 20, Frank Epperson decide vender os direitos da sua criação à empresa Joe Lowe, que tornou os picolés de Frank ainda mais famosos em todo o país, já sob o novo nome Popsicle.
Quem diria que uma criança de 11 anos criaria por acidente um fenómeno, com mais de 2 mil milhões de gelados vendidos todos os anos, segundo a Popsicle, tendo uma ideia que revolucionara o mercado.