Com o calor do verão, nada sabe melhor do que um gelado que arrefece a temperatura do corpo e há várias formas de decidir qual é que vamos escolher. Uma delas é ter em conta as dicas de uma nutricionista caso tenhamos de ter alguns cuidados, outra é, sem olhar a calorias, escolher um dos melhores do mundo.
Para isso, basta recorrer ao ranking do TasteAtlas sobre os 100 Gelados Mais Icónicos do Mundo, entre os quais estão dois portugueses.
Um deles é um gelado de coco, da Santini, marca portuguesa criada em 1949 por Attilio Santini. Há 70 anos que o processo de produção artesanal e a receita (sem aromas, corantes, conservantes ou espessante) se mantém igual e no que toca ao sabor que está entre os 100 melhores do mundo, talvez haja um segredo.
Diz a Santini que o gelado de coco resulta de uma "mistura das natas mais cremosas do mercado com coco proveniente do sudeste asiático" e é precisamente esta combinação que terá conquistado os críticos do TasteAtlas. Dizem eles que o gelado de coco tem um "delicioso sabor tropical e uma textura cremosa, que traz um pouco do clima tropical à capital de Portugal", pode ler-se no site.
Também no top 100 encontra-se a Gelados Conchanata, em Alvalade, destacada pelo sabor de nata. "O sabor mais icónico da loja é o nata, um gelado rico e aveludado feito de natas, que representa na perfeição a dedicação da loja a ingredientes simples e de alta qualidade", pode ler-se no site do guia gastronómico.
A lista dos 100 Gelados Mais Icónicos do Mundo inclui ainda a Gelateria Vivoli, em Florença, a Angelo Brocato, em Nova Orleães, Estados Unidos, e a Heladería Cadore, em Buenos Aires, Argentina.
Podes consultar a lista completa aqui e deliciar-te na galeria de imagens com os melhores gelados portugueses.