Britta Perry | Fotografia: Pinterest
Gourmet

Já olhaste bem para o rótulo deste iogurte do Pingo Doce?

É rara a casa que não tem iogurtes no frigorífico, mas será que sabemos mesmo analisar um rótulo? Fomos analisar um iogurte do Pingo Doce.

Quando chegamos ao supermercado, com tanta variedade de produtos e informação que neles nos chama a atenção, fica por vezes difícil saber se estamos a fazer as escolhas mais acertadas. Principalmente no que toca aos iogurtes, alimento que, de origem animal ou vegetal, está presente em qualquer casa.

Há rótulos que dão destaque a aspetos como 0% de matéria gorda, sem açúcares adicionados, alto teor de fibra ou de proteína. Mas isto é o que nos dizem as marcas. Resta saber o que revelam os rótulos. 

Tanto é importante analisar o rótulo de um azeite para perceber que finalidade serve, como o dos iogurtes, uma vez que uma escolha acertada contribui para uma alimentação equilibrada e, se for o caso, até a promover a perda de peso.

Para isso importa seguir uma regra, de acordo com a nutricionista Ana Rita Campos.

"Prefira iogurtes com uma lista de ingredientes curta. Se possível, escolha um iogurte que contenha apenas leite e fermentos lácteos".

Outra regra para escolher um iogurte mais equilibrado é que tenha menos de 5 gramas de açúcar por 100 gramas de iogurte e, independentemente da quantidade, que não inclua outros tipos de açúcar na lista de ingredientes, uma vez que este também é designado por nomes como malte, maltodextrina, amido modificado, extrato de malte, agave, entre outros.

Um bom exemplo que cumpre com todos estes parâmetros é o iogurte natural da marca Pingo Doce (com apenas três ingredientes e 3 gramas de açúcar por 100 gramas de iogurte), o que não surpreende sendo um iogurte magro e natural. Mas será que o mesmo acontece se se adicionarem aromas? 

A VERSA analisou o Iogurte Magro Aroma Coco Pingo Doce e eis o que constatámos: tem cinco ingredientes (leite pasteurizado desnatado, leite em pó magro, aroma coco, edulcorante (sucralose), fermentos lácticos) e 4.2 gramas de açúcar por cada 100. 

Rótulo Iogurte Magro Aroma Coco Pingo Doce

Em suma, ainda que tenha açúcar (sucralose), este e o açúcar naturalmente presente não ultrapassam as 5 gramas na tabela nutricional, por isso pode considerar-se uma boa alternativa. O mesmo acontece com o Iogurte Skyr Maracujá Go Active recomendado pela nutricionista Ana Rita Campos, que contém amido de milho modificado, mas tem apenas 3.2 gramas de açúcar por 100 gramas de iogurte.

Se queres saber que outros iogurtes têm rótulo aprovado por uma nutricionista, das marcas brancas do Continente à Mercadona e também de marcas conhecidas como a Nestlé e a Danone, segue as recomendações que se seguem e que mostramos na galeria de imagens. 

 

 

Gourmet

O que tem esta cerveja de especial para ser favorita de celebridades?

Irmãs Kardashian gravaram um vídeo em Maiorca em que mostram uma cerveja popular em Espanha que também se encontra em Portugal.

Gourmet