João Rodrigues | Fotografia: Joana Freitas
Gourmet

Depois de Trás-os-Montes, a Residência de João Rodrigues faz-se no Minho

A segunda paragem do projeto itinerante de João Rodrigues dá a conhecer a matéria-prima de Melgaço com um almoço e um jantar nos dias 18 e 19.

Depois da primeira paragem do projeto itinerante de João Rodrigues em Trás-os-Montes, o chef leva a sua Residência para a região do Minho, em Fevereiro. Melgaço é o local onde a 18 e 19 de fevereiro serão servidos um almoço e um jantar que contarão com a participação de um cozinheiro local, destacando os produtos da região.

No dia 18, nas Termas de Melgaço, será servido um jantar (€70 por pessoa com pairing de vinhos) em que a lampreia é a protagonista, com João Rodrigues a cozinhar com António Loureiro, chef do restaurante A Cozinha, em Guimarães, com uma estrela Michelin.

No dia 19, por sua vez, Branda da Aveleira, uma aldeia reabilitada no Parque Nacional Peneda-Gerês, será o cenário pitoresco de um almoço (€80 por pessoa com pairing de vinhos) em que será servido um menu de seis pratos com vaca cachena, cabrito local, bacalhau, ovos e mel de abelhas mansas.

A par dos eventos principais, o programa prevê uma visita às pesqueiras de lampreia do Rio Minho, revisitando esta tradição de pesca que remonta ao século VIII, bem como a presença no desfile da Queima do Entrudo no primeiro dia da Residência. No segundo dia, antes do almoço, serão organizadas visitas a produtores cujos produtos serão utilizados na confeção do menu.

Os bilhetes para a segunda paragem de Residência podem ser adquiridos aqui.

Gourmet

O mais célebre vinho português é escolha de Cristiano Ronaldo

O vinho português mais célebre de sempre é aquele que acompanha Cristiano Ronaldo em dias de festa.

Gourmet