Fotografia: Luís Ferraz
Gourmet

No centenário de Saramago, celebra-se o escritor com um jantar especial

Ana Saramago Matos, a neta do escritor, será a anfitriã de uma tertúlia aberta ao público e de um jantar especial confecionado pelo chef Vítor Matos, noTorel Palace Porto.

No ano em que José Saramago faria 100 anos, sucedem-se as iniciativas de homenagem ao único Nobel da Literatura português. No Torel Palace Porto, o restaurante Blind será o palco de um encontro literário e de um jantar especial que contará com a presença da neta do escritor e curadora da Fundação José Saramago, Ana Saramago Matos. 

Com data marcada para 22 de dezembro, a tertúlia literária, que é de entrada livre, inicia-se às 19h. Será nesse primeiro momento que Ana Saramago Matos falará sobre a obra e vida do avô, lendo algumas das passagens mais marcantes dos seus livros mais conhecidos. 

Pelas 20h, terá lugar o jantar literário num formato blind experience. O conceito, criado pelo chef Vítor Matos, e homenageando uma das obras mais conhecidas de Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, propõe aos comensais um “serviço que percorre um alinhamento cuidadosamente orquestrado, com os vários momentos a serem experienciados ao mesmo tempo por todos os presentes”, lê-se num comunicado. Durante o jantar, refere a mesma nota, “Ana Saramago Matos terá a oportunidade de ler passagens desta obra amplamente celebrada”.

O jantar de celebração do centenário de Saramago tem 18 lugares disponíveis. O menu tem o valor de €155 por pessoa, com harmonização vínica já incluída.

Coolhunting

Usa roupa de verão no inverno com estas cinco dicas

Dos vestidos leves às sandálias: vê como dar uso à roupa de verão no inverno para opções infinitas.

Gourmet